Notícias

Mais de 100 voluntários participam das ações do Dia do Meio ambiente

06/06/2011

Nos próximos dias outras atividades serão promovidas em todo o Estado.

Em comemoração ao Dia do Meio Ambiente, a Sanepar promoveu no sábado (4) um mutirão de limpeza no lago da barragem Piraquara II. Mais de 100 voluntários participaram de toda a programação, que envolveu ainda caminhadas ecológicas por trilhas e estradas rurais, passeio ciclístico, apresentação de uma casa ecológica e palestras sobre temas ambientais.

Enquanto um grupo realizava a limpeza do entorno da barragem, outro realizou uma caminhada de 12 quilômetros. O trajeto também foi percorrido por ciclistas do grupo Família. Já os ciclistas do grupo Praticantes percorreram todo o entorno da barragem, fazendo um percurso de 31 quilômetros. Entre os voluntários, Luis Bonatto Filho, de 11 anos, destacou a falta de consciência de muitos de seus colegas: “eu convidei alguns amigos, mas eles não quiseram vir. Disseram que é perda de tempo catar lixo. Eu não penso assim. Estou aqui e vou recolher o lixo com a maior alegria, pois sei que vou cuidar do meu futuro e de todas as pessoas, inclusive destes colegas que não quiseram vir”, salientou. No final da tarde, depois de percorridos apenas 10% do perímetro da barragem, que é de 38 quilômetros, 1,5 tonelada de lixo havia sido coletada, separada e destinada para reciclagem.

Para o diretor de Meio Ambiente e Ação Social da Sanepar, Péricles Weber, o momento atual é de reflexão sobre necessidades e avanços na preservação ambiental. “O Brasil ainda apresenta insuficiências na coleta e tratamento de esgoto. As pessoas poluem bastante a natureza e há descaso com a fauna e a flora. Em contrapartida, as leis ambientais estão avançando e as escolas têm colaborado bastante com a conscientização das crianças e jovens, o que com certeza resultará em futuras gerações mais focadas na preservação”, destaca. Nos próximos dias outras atividades serão promovidas em diversas regiões do Estado.
 

Galeria