Notícias

Mais de 50 produtores rurais se envolvem na preservação do Rio Capivara

21/07/2011

Mais de 50 produtores rurais participaram da reunião socioambiental para discutir ações que devem desenvolver para proteger e preservar o Rio Capivara. O Rio nasce em Chopinzinho e é responsável pelo abastecimento de mais de 8 mil habitantes, das cidades de São João e de Sulina, no Sudoeste do Paraná.

O encontro com os produtores rurais é parte das ações que estão sendo desenvolvidas com o objetivo de garantir a qualidade da água do Rio. Análises recentes mostraram que havia alterações na qualidade da água in natura do manancial. Por isso, os moradores da região estão sendo orientados sobre os cuidados com o manejo do solo e uso da água. Eles estiveram reunidos nesta quarta-feira (20) na comunidade rural de São Francisco, em Chopinzinho, por pelo Grupo de Trabalho formado pela Sanepar, prefeituras de Chopinzinho e São João, Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Emater, Secretaria de Agricultura e Abastecimento (Seab), Sindicato Rural e cooperativas da região..

Técnicos da Sanepar explicaram aos agricultores sobre o processo de tratamento da água captada no Rio Capivara, e da responsabilidade dos moradores do campo e da cidade para garantir a qualidade da água que abastece a população. “Nosso foco é a qualidade da água dos rios da região, por isso é importante a participação efetiva dos produtores no trabalho de proteção e preservação”, diz a gestora ambiental da Sanepar, Marilucia Cyrino.

Trabalho coletivo - A primeira fase do trabalho, já concluída, foi a realização do monitoramento da qualidade da água do rio e o levantamento dos tipos de culturas produzidas nas propriedades que compõem a bacia. A outra, implantada em paralelo, está promovendo as ações integradas de educação socioambiental com a população. Este foi o primeiro de três encontros que serão realizados.

No encontro foram eleitos representantes da comunidade para integrar o Grupo de Trabalho. Um desses representantes, é a agricultora Erica Sfredo que mora há 32 anos na região da bacia do Rio Capivara. Segundo ela, “ainda falta atenção de muitas pessoas com os cuidados que devem ser tomados para evitar, por exemplo, que defensivos agrícolas escoem para os rios e córregos”.

Para o secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Chopinzinho, Luiz Pasquali, a reunião serviu para estabelecer tratados pertinentes às ações de preservação do Rio Capivara. “É importante ressaltar que a partir do momento que for identificado algum tipo de poluição e prejuízo ao meio ambiente, será necessário acionar os órgãos ambientais”, esclareceu.



Mais de 50 produtores rurais participam da reunião para discutir ações de proteção e preservação do Rio Capivara

Galeria