Notícias

Centro de Educação Ambiental da Sanepar

Mananciais da Serra e Reservatório do Carvalho voltam a ser fechados para visitas

22/09/2020

O Centro de Educação Ambiental (CEAM), ao lado da Barragem Piraquara, continua aberto mediante agendamento

Os Mananciais da Serra e o Reservatório do Carvalho, em Piraquara, voltaram a ser fechados para visitação pública na última sexta-feira (18), em cumprimento à Portaria do Instituto Água e Terra (IAT) nº 269/2020. A crise hídrica e os incêndios que ocorreram nas últimas semanas foram o principal motivo para o fechamento.

A decisão foi discutida pelo IAT, vinculado à Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, em conjunto com a Secretaria de Segurança Pública, Corpo de Socorro das Montanhas, Federação Paranaense de Montanhismo (Fepam) e as prefeituras de Piraquara, Quatro Barras e de Campina Grande do Sul.

O Centro de Educação Ambiental Mananciais da Serra, ao lado da Barragem Piraquara I, permanece recebendo visitantes, mediante agendamento. O CEAM fica aberto ao público de terça a domingo, das 9h às 17h. Cada visita tem duração máxima de duas horas, sendo permitidos até três grupos de quatro pessoas por horário.

 

O agendamento obrigatório deve ser feito pelo endereço eletrônico visitas@sanepar.com.br. O visitante receberá uma confirmação do agendamento com todas as informações para uma visita segura.

 

Nesses locais, os participantes recebem informações sobre a história do saneamento e da primeira barragem de abastecimento de água no Paraná e conhecem o primeiro sistema de abastecimento de água do Estado.

 

São proibidos piqueniques, acampamentos, fogueiras, práticas esportivas coletivas e demais atividades que gerem aglomeração nos locais administrados pela Sanepar.

 

O visitante deverá levar sua garrafa com água, pois os bebedouros estarão interditados, e frasco com álcool em gel 70%. Também é recomendado o uso de roupas adequadas e calçados antiderrapantes.

Galeria

  • Centro de Educação Ambiental da Sanepar