Notícias

Parceria entre Prefeitura e Sanepar proporcionou aumento nos índices coleta e tratamento

Medianeira avança nos índices de saneamento básico

30/10/2014

Parceira entre Prefeitura e Sanepar proporcionou ampliação do sistema de esgoto

O índice do serviço de coleta e tratamento de esgoto em Medianeira cresceu cerca de 140% se comparado a 2011, quando apenas 9,7% da população tinha acesso à rede coletora. Em setembro de 2014, a Sanepar registrou que 11.254 pessoas são beneficiadas com o serviço, cerca de 23% da população.

O gerente regional da Sanepar em Foz do Iguaçu, Luiz Carlos Medeiros, afirma que o município alcançou estes indicadores em razão da parceria entre o município e a Sanepar. Nos últimos três anos foram investidos mais de R$ 6,5 milhões. Além de operar o sistema, a companhia fornece o projeto e todo o apoio técnico para a ampliação do sistema. A execução da obra é feita pela prefeitura.

Para elevar o atendimento com o serviço de coleta e tratamento de esgoto foi construído um interceptor de quase um quilômetro, que é responsável pela conexão entre a rede instalada e a estação de tratamento. Além disso, serão concluídas, até o fim do ano, obras de mais de 75 quilômetros de redes de coleta. Com isso, cerca de 32% da população terá acesso ao serviço.

2015 – A parceria continuará no próximo ano por meio de novo convênio assinado no primeiro semestre deste ano. Serão implantados mais 29,3 quilômetros de rede coletora e 1,8 quilômetro de interceptor que vão permitir que mais 1.330 imóveis sejam conectados ao sistema de coleta e tratamento de esgoto.

Já tiveram início os orçamentos e o processo de licitação para a obra. “A previsão é de que no início de 2015 a obra comece a ser executada”, confirma o gerente de Obras e Projetos da região Sudoeste, Mario Hanaoka. Com a finalização de mais esta etapa de investimentos os índices de saneamento poderão alcançar 43% na cidade.

Galeria

  • Parceria entre Prefeitura e Sanepar proporcionou aumento nos índices coleta e tratamento
  • Novas redes de coleta de esgoto serão implantadas em 2015, a previsão é de que as obras atendam mais 1.330 imóveis