Notícias

Memorial do Rio Iguaçu está aberto à visitação pública

07/02/2020

Grupos com mais de 20 pessoas podem agendar visita com guia da Sanepar

O Memorial do Rio Iguaçu, espaço de educação ambiental, localizado às margens do Rio Iguaçu, em Curitiba, está aberto à visitação pública, de terça a domingo, das 9h às 17h.

O local é mantido pela Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) e é um ótimo programa para estudantes, a partir de seis anos de idade. As visitas podem ser agendadas pelas escolas, inclusive de educação infantil. Grupos diversos com mais de 20 pessoas também podem agendar visitas com guia.

No Memorial, é possível conhecer o maior rio do Paraná a partir dos aspectos históricos, geográficos, sociais e, também, das propostas de ações sustentáveis para a Bacia do Rio Iguaçu, compreendendo toda a sua extensão, desde as nascentes próximas a Curitiba até as Cataratas, em Foz do Iguaçu.

Além da exposição permanente sobre a história do Rio Iguaçu, há atualmente outras duas exposições no local, uma sobre os caminhos do esgoto e outra sobre resíduos sólidos. O Memorial também tem uma sala multimídia e um auditório, com capacidade para 120 pessoas, onde são promovidos cursos de capacitação, palestras e eventos voltados à temática ambiental.

O coordenador dos Centros de Educação Socioambiental da Sanepar, Junio Ferreira Lima, explica que os primeiros anos da vida escolar são importantes para despertar a consciência ambiental de futuros cidadãos. “Quanto mais cedo atuarmos para internalizar as práticas sustentáveis, maiores serão as chances dessa nova consciência ambiental impactar sobre as práticas do dia a dia”, afirmou.

O Memorial fica dentro da área do Parque da Imigração Japonesa, com 301,4 mil metros quadrados. O parque tem três km de ciclovia, pista para caminhada, um campo de futebol oficial e espaço para estacionamento. O local pertence à Prefeitura de Curitiba e foi cedido para a Sanepar em dezembro de 2017.
 

Serviço
Agendamento: visitas@sanepar.com.br ou no site da Sanepar, na aba Locais de Visitação.
Visitas: terça a domingo, das 9h às 17h
Endereço: Avenida Comendador Franco, sem número, no bairro Uberaba, em Curitiba

Galeria