Notícias

Mês passado foi o pior março no histórico de reservação de água dos últimos 12 anos na RMC

05/04/2021

Chuvas abaixo da média registram movimento de queda no terceiro ano consecutivo

O nível médio dos reservatórios do Sistema de Abastecimento Integrado de Curitiba e Região Metropolitana (SAIC) no mês passado ficou em 61%. Foi o nível mais baixo registrado no mês de março, desde 2010, quando a Sanepar passou a fazer medição mensal das barragens. Em 2020, a média em março foi de 69% e, em 2019, de 93%.

E na primeira semana de abril, o índice já está ligeiramente abaixo dos 60%. Nesta segunda-feira (5) a marca era de 59,82%. Os resultados de março e do início de abril contabilizam um volume de chuva menor do que o esperado, segundo relatório divulgado pelo Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar). A tendência é de que o outono até o meio do inverno deste ano seja mais seco, conforme os estudos meteorológicos, com chuvas abaixo da média para o período. “A maior probabilidade ainda é de um cenário com pouca precipitação e com alta irregularidade em sua distribuição espacial para este período, em grande parte do estado do Paraná. Com isso, o cenário segue desfavorável para a ocorrência de chuva acima da média no estado do Paraná nos próximos três a seis meses”, aponta o relatório do Simepar.

O Simepar informa ainda que, em relação ao mês de março último, a previsão para este mês é de significativa diminuição na precipitação esperada em especial na Região Metropolitana de Curitiba, nos Campos Gerais e em partes do Norte Pioneiro.

Para fazer frente a este cenário, a Sanepar está realizando uma série de ações como a antecipação da obra de transposição do Rio Capivari, em Colombo, que irá incrementar 713 litros de água por segundo à Barragem do Iraí, que compõe o SAIC. Essa obra estava prevista no Plano Diretor para implantação em 2025, mas em função da crise hídrica a Sanepar está antecipando parte do projeto.

Mesmo com a flexibilização do rodízio em Curitiba e Região Metropolitana, a orientação da Companhia é para que a população continue adotando medidas de economia, com o uso racional da água.

 

Galeria