Notícias

MeuBioBairro e outros projetos de sustentabilidade em parceria com Unilivre

28/05/2012

A Universidade Livre do Meio Ambiente (Unilivre) vai prestar serviços para a Sanepar em projetos de sustentabilidade e de educação ambiental. O contrato foi assinado nesta segunda-feira (28) pelo presidente Fernando Ghignone, pelo diretor de Meio Ambiente e Ação Social, Péricles Weber, e pelo superintendente da Unilivre, Ramiro Wahrhaftig.

Segundo Ghignone, nesta gestão a Sanepar está voltada para o “pensar, em busca do desenvolvimento do conhecimento. Também queremos fortalecer na empresa as ações de sustentabilidade, trocando experiências com instituições renomadas como a Unilivre.”

Entre os projetos previstos no contrato está o de metabolismo de produtos, que vai estudar e buscar transformação os resíduos gerados pela Sanepar. Nos diversos tipos de processos, a empresa gera sucatas dos mais variados materiais. “Queremos transformar a nossa sucata em matéria-prima para outros produtos, especialmente aqueles que ajudem na conservação da água”, explica Péricles.

A Unilivre deve auxiliar a Sanepar na implantação de projetos como o Meu BioBairro, que busca desenvolver nas comunidades uma cultura de educação ambiental apoiada em atitude urbana sustentável. Com a metodologia da Unilivre, a empresa pretende integrar as pessoas, nos locais onde moram, em processos de valorização do meio ambiente e de recuperação e manutenção dos rios limpos.

A Unilivre também deve desenvolver para a Sanepar um sistema de indicadores de sustentabilidade que permita acompanhar o resultado das ações implementadas pela empresa. Outro serviço previsto é o de capacitação. Os saneparianos poderão ampliar seu conhecimento nas instalações da Unilivre, aproveitando-se a infraestrutura lá existente.

Ramiro destacou que a Unilivre está pronta para atender as demandas da Sanepar “e contribuir para o desenvolvimento de projetos sistematizados de sustentabilidade urbana.”

 

Galeria