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Morador com caixa-d'água garante abastecimento por mais tempo

13/02/2015

Reservatório domiciliar evita que morador fique sem água durante as paradas no fornecimento

De acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) todo imóvel deve ter caixa-d’água com capacidade para atender as necessidades dos moradores por, no mínimo, 24 horas. No caso de residência de pequeno tamanho, a recomendação é que a reserva mínima seja de 500 litros.

“O emprego da norma impacta toda a cadeia da construção civil, desde a elaboração de projetos até a manutenção dos sistemas prediais de água”, explica Sergio Gnipper, secretário da Comissão de Estudo de Sistemas Prediais de Água Fria e Quente da ABNT.

Nem todos sabem, mas essa recomendação, além de garantir o conforto e o abastecimento das pessoas durante interrupção no fornecimento de água, contribui para manter o equilíbrio de todo o sistema. “Quem possui caixa-d'água em seu imóvel evita a retirada de água da rede de distribuição quando o sistema mais precisa, ou seja, nos horários de pico de consumo, como no início da manhã ou no final da tarde. Assim, a pessoa que tem reservatório domiciliar de tamanho adequado está fazendo um bem a si mesma e contribuindo para o bem-estar coletivo, já que não retira do sistema, naquele momento, a água que pode fazer falta para outra pessoa”, explica o gerente da Sanepar, Celso Thomaz.

CONSUMIR É MAIS RÁPIDO – A água retirada da rede é reposta em velocidade bem menor do que é consumida, tendo em vista todo o processo de captação e produção da água tratada. Quando há uma parada no abastecimento para manutenção da rede, por exemplo, o imóvel que está no local mais alto, pode ficar sem água antes dos outros, que estão em regiões geograficamente mais baixas.

A moradora Ivanice Vaz de Lima, da cidade de Maria Helena, no Norte do Paraná, instalou recentemente o reservatório domiciliar. “Sofríamos com o desabastecimento, principalmente por não ter em casa a caixa-d’água. Agora podemos desfrutar com tranquilidade do serviço, mas de olho no consumo”.

PARADAS NO ABASTECIMENTO – As paradas no abastecimento ocorrem por três motivos: manutenção corretiva (quando há rompimento de rede), manutenção preventiva (quando são realizadas intervenções para evitar que ocorra problema na rede ou nos demais equipamentos) e melhorias no sistema de abastecimento (quando são feitas ampliações de rede, por exemplo).

Para conferir a causa da interrupção do abastecimento e o horário de normalização da distribuição de água, basta acessar o site www.sanepar.com.br. Se a informação a respeito da interrupção não estiver registrada, o cliente pode ligar para a empresa e informar o que está ocorrendo para que, caso necessário, a Sanepar encaminhe uma equipe para realizar os serviços. O telefone é o 0800 200 0115 e funciona 24 horas.

ENERGIA ELÉTRICA - O abastecimento de água é altamente dependente da energia elétrica. A interrupção do fornecimento de energia, durante temporais, ou em manutenções na rede elétrica, provoca interrupção no abastecimento de água porque os equipamentos que bombeiam água utilizam energia elétrica. Nesses caso, se o imóvel não tiver caixa-d'água, fica imediatamente sem água, diferentemente de quem possui e pode garantir o abastecimento por até 24 horas.

LIMPEZA DA CAIXA-D'ÁGUA – A Sanepar é responsável pelo controle que garante a potabilidade da água até o hidrômetro, que é o ponto de entrada na casa do consumidor. No entanto, para que essa qualidade seja mantida é importante tomar alguns cuidados na instalação, manutenção e limpeza do reservatório doméstico.

É necessário verificar as condições de higiene e vedação, para prevenir a entrada de insetos e outros animais. De seis em seis meses o usuário deverá providenciar a limpeza para manter a qualidade da água entregue pela Sanepar. Os procedimentos (passo a passo) para a limpeza são explicados e ilustrados no Guia do Cliente, disponível no site www.sanepar.com.br.

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