Notícias

Moradores de São Mateus do Sul recebem mais 25 km de rede de esgoto

03/12/2015

Mil e duzentas famílias de mais quatro bairros já podem ligar suas residências à rede coletora de esgoto

Mais quatro bairros do município de São Mateus do Sul, a 150 km de Curitiba, serão atendidos com rede coletora de esgoto. A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) realizou, esta semana, reuniões com pelo menos 200 das 1,2 mil famílias que serão beneficiadas com a rede. As obras já foram concluídas e os moradores das Vilas Nepomuceno, Americana, Bom Jesus e São Joaquim já podem interligar suas casas à rede.

Os mais de 25 mil metros de rede que vão atender esses bairros fazem parte de um grande pacote de obras de saneamento que está sendo feito desde 2013. No total, são mais de R$ 9,4 milhões em investimentos. As obras de esgotamento sanitário também já beneficiaram outras regiões da cidade, como o Jardim Dona Hermínia, Vila Buaski, Vila Prohmann, Centro, Vila Pinheirinho. Ao todo, são mais de 1.860 ligações de esgoto concluídas.

O programa “Se Ligue na Rede” leva orientações aos clientes em reuniões organizadas na comunidade. Nestes encontros, equipes da Sanepar fazem o trabalho de educação socioambiental para que a população saiba usar a rede coletora, assegurando que o esgoto das casas seja destinado de modo correto, melhorando a qualidade de vida da população e a qualidade ambiental.

A equipe de profissionais da Sanepar aborda as etapas da obra, como fazer a interligação correta do imóvel à rede, a importância da existência da rede coletora de esgoto, o que pode e não pode ir para a rede, as fases do tratamento do esgoto. “Nosso trabalho é levar todas as informações relacionadas à obra de esgoto. A equipe da Sanepar está ali para tirar todas as dúvidas do cliente”, diz a gestora socioambiental da Sanepar, Luciana de Fátima Garcia.

Em São Mateus do Sul, o técnico em edificações da Sanepar Emerson Luis Affonso falou da parte técnica que é de responsabilidade do morador: a correta interligação da residência à rede coletora de esgoto, o aterramento da fossa e as condições necessárias para a interligação. O empregado da Sanepar João Paulo Gugelmin explicou como funciona a cobrança das tarifas comerciais, residenciais e a da tarifa social e falou sobre o custo da ligação para o morador.

 

 

Galeria