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Moradores podem solicitar vistoria na rede de esgoto pelo fone 115

23/08/2011

A dona de casa Regina Fontoura, 50 anos, moradora da Rua Manoel Eufrásio, em Curitiba, levou o maior susto, em um dia de chuva, ao perceber que o esgoto estava retornando para dentro de sua casa. A surpresa foi maior ao descobrir que ela, mesmo sem saber, estava contribuindo para aquela situação.

Na casa de Regina uma das calhas estava ligada à rede coletora de esgoto. Como outras pessoas, na vizinhança, também canalizaram a saída da água de chuva na rede de esgoto da Sanepar, a rede não deu conta de todo o volume e, por isso, o esgoto retornou para dentro do imóvel. “A rede da Sanepar é dimensionada para receber o mesmo volume nos dias secos e de chuva. O esgoto nunca deveria retornar para dentro das casas. Isso só ocorre porque os moradores saturam a rede”, explica o gestor ambiental da Sanepar, Alessandro Perini. Ele prestou atendimento à dona Regina, quando ela acionou a Sanepar pelo telefone 115.

Ao vistoriar o imóvel, Alessandro descobriu que a água da chuva, que deveria ser lançada na galeria da Prefeitura, estava conectada à rede de esgoto da Sanepar. “Agora eu sei que não pode misturar água da chuva com rede de esgoto. É impressionante a pressão do esgoto voltando nos ralos, vasos e pias”, lembra dona Regina.

Ela recomenda aos vizinhos que cada um procure saber se a instalação da rede interna de esgoto e o sistema de drenagem da chuva no imóvel estão corretos. “O erro de um pode criar problema para os demais. Eu, agora, estou tranqüila porque aqui em casa está tudo certinho. Mas tem muita gente que ainda colabora para o retorno do esgoto”, diz ela.

A casa da dona Regina está situada na Bacia do Rio Belém, onde 96% dos 142.720 imóveis são atendidos com rede coletora de esgoto. “Mas nossos levantamentos em campo mostram que cerca de 20% dos imóveis apresentam algum tipo de irregularidade, que deve ser corrigida pelos moradores,” informa Alessandro.

O excesso de água da chuva na rede da Sanepar pode prejudicar o tratamento do esgoto. Já o refluxo do esgoto pode ocorrer para dentro dos imóveis, ou nas ruas e no ambiente.

Os proprietários de imóveis podem solicitar a vistoria ou orientação técnica da Sanepar, sem custo, pelo telefone 115.

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