Notícias

Parte prática do curso contempla visita ao aterro sanitário e à associação de recicladores

Multiplicadores vão incentivar a coleta seletiva

22/10/2014

Agentes de endemias e da saúde, supervisores de escolas e alunos da UENP vão ajudar na separação de resíduos

A primeira etapa do Curso de Formação de Agentes Multiplicadores para a Coleta Seletiva de Cornélio Procópio, promovido pela Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), em parceria com a Prefeitura e a Universidade Norte do Pioneiro (UENP), será concluída nos próximos dias. Ao todo serão capacitados 92 profissionais, entre agentes de endemias e da saúde, supervisores do ensino municipal e alunos de graduação da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). Em 2015, a capacitação terá continuidade com outros grupos da comunidade.

O objetivo é sensibilizar a população para a efetiva participação na coleta seletiva e na correta separação dos materiais. O curso tem três módulos, que abordam o panorama do lixo no Brasil, aspectos de saúde em relação ao destino inadequado dos resíduos sólidos, além de conceitos, classificação, responsabilidades e características do gerenciamento dos resíduos sólidos. Depois do conteúdo teórico, apresentado no bosque municipal, os participantes visitam o aterro sanitário e a associação de recicladores para a abordagem da parte prática.

O diretor de Meio Ambiente da Sanepar, Péricles Weber, defende a formação e o apoio de multiplicadores para que a separação de resíduos torne-se uma prática cotidiana. Ele avalia que o resultado desta ação de parceria com o município será bastante significativo. “Ganha o meio ambiente com a reutilização dos recicláveis, o aterro ganha mais tempo de vida útil, os coletores são beneficiados com a renda gerada a partir destes resíduos e ganham os moradores de Cornélio que contribuem para uma cidade mais limpa, mais sustentável”, declara.

MOSQUITO DA DENGUE – “A Sanepar tem nos ajudado bastante, fazendo com que nossas crianças, das redes municipal e privada, recebam informações e nos ajudem a conscientizar as famílias a separar o lixo e a manter a cidade limpa”, afirma o prefeito Fred Alves. Ele alerta que menos lixo nas ruas e quintais evita a proliferação de focos do mosquito da dengue e o entupimento de galerias pluviais. “O que requer um gasto altíssimo da administração e pode ser evitado através de campanhas educacionais envolvendo as crianças”, disse o prefeito.

A Prefeitura de Cornélio Procópio contratou um caminhão para fazer o recolhimento do lixo jogado nas ruas, em pontos críticos, onde era grande o volume de garrafas pet, latas e sacos plásticos, que acabam obstruindo as galerias pluviais.

O agente de saúde, com 12 anos de experiência, Leandro Antonio de Oliveira, percorre mensalmente 140 residências abordando as famílias para falar a respeito da prevenção de doenças. Ele revela que “não entrava no assunto lixo, pois há um paradigma cultural de resistência que vem desde a infância”. Segundo Leandro, é rotina ver situações inadequadas em relação aos resíduos: “Além de não separar, o quintal fica com o lixo acumulado”, destaca.

Leandro diz que o curso voltado para a questão dos resíduos sólidos “reforça e elucida seu conhecimento e vai ajudar a conscientizar as famílias”. Ele atua na região da Unidade Básica de Saúde do Caíque, que atende o União, Florêncio Rebolho e Figueira.

Quem também costuma ver muito lixo acumulado nos quintais é a agente de endemias Regina de Oliveira Souza. “Lixo acumulado é um perigo para a dengue”, alerta. Ela diz que os moradores da Vila Moreira, onde atua, receberão informações mais detalhadas e aprofundadas sobre o assunto a partir desta capacitação. “Vou dizer que separar os resíduos é coisa básica, não demanda tempo, é só saber se organizar”, explica.

ECO CIDADÃO – Além de direcionar os resíduos recicláveis, a Sanepar e a Prefeitura dão suporte para a Associação de Recicladores de Cornélio Procópio para a inclusão social dos associados e de seu fortalecimento na cadeia produtiva, além do atendimento às demandas de mercado. Por meio de parceria com o Programa do Voluntariado Paranaense (Provopar), são oferecidas capacitações contínuas com enfoque operacional, técnico, financeiro, além de abordar também aspectos de higiene, ergonomia, segurança, empreendedorismo e a importância do trabalho de educação ambiental junto à comunidade.

Galeria

  • Parte prática do curso contempla visita ao aterro sanitário e à associação de recicladores
  • Curso forma 92 multiplicadores, entre agentes de Endemias e da Saúde, supervisoras de ensino e alunos de graduação da UENP
  • Aspectos de saúde em relação ao destino inadequado dos resíduos sólidos é um dos temas trabalhados com multiplicadores
  • Parte prática do curso contempla visita ao aterro sanitário e à associação de recicladores
  • Parte prática do curso contempla visita ao aterro sanitário e à associação de recicladores