Notícias

Com a conclusão dos serviços, o índice de coleta será superior a 90%

Cascavel terá mais 244 km de rede coletora de esgoto

07/11/2012

As obras de ampliação do Sistema de Esgoto Sanitário de Cascavel iniciaram nesta quinta-feira (8) no Bairro Interlagos. A Sanepar está investindo R$ 22,1 milhões para implantar mais 244 quilômetros de redes coletoras de esgoto, estendendo o serviço para cerca de 60 mil pessoas.
A rede será implantada nas regiões dos bairros Brasília, Cataratas, Gramado, Morumbi, Periolo, São Cristóvão, parte do Brasmadeira e Cascavel Velho. No total, mais 13.863 imóveis serão atendidos. O gerente Geral da Sanepar, Renato Mayer Bueno, destacou que a Sanepar está cumprindo as metas estabelecidas no contrato de concessão. “As equipes da empresa não mediram esforços para agilizar os projetos e os processos de licitação, garantindo que a cidade atinja índices das cidades de primeiro mundo no atendimento com coleta e tratamento do esgoto”.
As redes coletoras e as estações de tratamento de esgotos trazem benefícios para a população. Além de contribuir para a melhoria da qualidade de vida, preservam o meio ambiente e protegem os recursos hídricos. No entanto, as obras podem trazer transtornos temporários para os moradores, durante a execução dos trabalhos. Em alguns casos, será necessário quebrar as calçadas e pavimentos. “O que for danificado será recomposto até o término das obras”, afirma o gerente.
Até o final de 2014 essas obras deverão estar concluídas e Cascavel terá mais de 90% no índice de cobertura com rede coletora de esgoto. Vale destacar que 100% do esgoto já coletado, assim como o que será recebido pelas novas ligações, têm a garantia de receber tratamento adequado.
A rede será liberada para interligação gradativamente, de acordo com o cronograma de implantação em cada bairro. Assim, antes de ligar os imóveis os moradores devem aguardar a visita dos técnicos da Sanepar, que irão orientar sobre a forma correta de executar a ligação e definir qual o prazo em que poderá ser feito o serviço.
Acompanharam o início das obras os gerentes da Sanepar, Renato Mayer Bueno, Mário Hanaoka e Rita Camana, o secretário de Obras de Cascavel, Paulo Gorski, e os deputados estaduais Adelino Ribeiro e André Bueno.

Galeria

  • Com a conclusão dos serviços, o índice de coleta será superior a 90%