Notícias

Museu do Saneamento celebra tributo a rios paranaenses

21/05/2019

As tradições e o futuro do saneamento foram tema da Sanepar na mobilização cultural nacional

O Museu do Saneamento, em Curitiba, integrou a programação da 17ª. Semana Nacional de Museus, recebendo centenas de visitantes e promovendo atividades voltadas à história do saneamento no Paraná. O museu pertence à Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar).

O coordenador da Divisão de Resíduos Sólidos da Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Laerty Dudas, que também é presidente do Grupo R-20 de Meio Ambiente e Consultor da ONU, palestrou da importância dos rios urbanos, destacando o Rio Belém, que atravessa a área central de Curitiba. Por aqui, passam 7 km, dos seus 17 km extensão. Dudas fez um resgate histórico dos primeiros usos do rio em 1654, passando pelo primeiro mapa oficial desenhado em 1857, até os dias atuais.

O palestrante alertou, ainda, para os níveis de desmatamento e de poluição dos corpos hídricos nas cidades. “O grande volume de lixo jogado em rios e suas margens, principalmente de pneus e lâmpadas, comprometem sobremaneira o meio ambiente. Precisamos estar alerta a isso”. Dudas lembrou que a revitalização de um rio depende do comprometimento da sociedade, além de esforços de mídia e de educação ambiental.

Homenagem musical – O ponto alto da Semana de Museus na Sanepar foi a apresentação do ambientalista e doutorando em Meio Ambiente pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Amilcar Marcel de Souza. Com voz e violão Almicar rendeu tributo ao Rio Iguaçu, interpretando sete canções autorais e de outros compositores.

A Semana Nacional de Museus é uma campanha cultural nacional, coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), buscando evidenciar o papel dos museus como centros emanadores e receptores de práticas, costumes e pensamentos da cultura.

Neste ano, 1.114 instituições de cultura de todo o País ofereceram ao público mais de 3.200 atividades especiais como mostras, palestras, oficinas, exibição de filmes, visitas mediadas, entre outras. A Semana Nacional de Museus abordou “Museus como núcleos culturais: o futuro das tradições”.

Visitas permanentes - O Museu do Saneamento realiza visitas guiadas, em que os convidados viajam pelo tempo desbravando as memórias do saneamento no Paraná. A visita é aberta ao público e gratuita. Para atendimento de grupos recomenda-se consultar disponibilidade de agenda pelo e-mail canalambiental@sanepar.com.br


Serviço

Museu do Saneamento Sanepar

R. Eng. Antônio Batista Ribas, 151 - Tarumã, Curitiba-PR

Mais informações no site da Sanepar (clique aqui).

Galeria

  • Laerty Dudas palestrou sobre a História dos rios urbanos paranaenses
  • Tributo musical de Amilcar Marcel de Souza foi o ponto alto das atividades no Museu do Saneamento