Notícias

Consultores reunidos na Sanepar

Museu Planeta Água tem primeira reunião do Conselho Consultivo

22/02/2019

Espaço, que será totalmente dedicado a água, será construído na unidade da Sanepar no bairro Tarumã

A primeira reunião oficial de 2019 para a construção do Museu Planeta Água foi realizada nesta quinta-feira (21), em Curitiba, na unidade da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), no bairro Tarumã, local onde será construído o museu. O encontro teve a participação de representantes das empresas patrocinadoras e apoiadoras, além do novo conselho consultivo do projeto.

O Museu Planeta Água, idealizado pela Associação Brasileira do Conhecimento (EGEO) e desenvolvido pela Straub Design, será o primeiro espaço museográfico totalmente dedicado a desvendar segredos, origem e usos da água, com abordagem multidisciplinar, apresentando aspectos científicos, históricos, sociais, educacionais e de saúde, com previsão de inauguração em 2020. O projeto é patrocinado pela Sanepar, CTG Brasil, Compagás e conta com o apoio do Banco Regional de Desenvolvimento (BRDE).

O encontro debateu planejamento, cronograma físico-financeiro-conceitual e metodologia para a execução do projeto. Integrante do Conselho Consultivo, o diretor de Meio Ambiente e Ação Social da Sanepar, Júlio Gonchorosky, disse no encerramento da reunião que a Sanepar não irá poupar esforços para a implantação do museu. “A Sanepar quer que seja um espaço cultural, histórico, informativo, um espaço vivo para Curitiba, para o Paraná, que venha a ser referência do maior ativo da Sanepar, e do Planeta, que é a água.”

Também fazem parte do Conselho Consultivo o vice-presidente corporativo da CTG Brasil, José Renato Domingues, o diretor adjunto de Meio Ambiente da Sanepar, Fernando Guedes, a museóloga e doutoranda em Ciência em Museologia e Patrimônio, Karina Muniz Viana, a doutora em Engenharia Florestal e Conservação da Natureza e bióloga do instituto The Nature Conservancy (TNC), Marília Borgo, o oficial do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Unesco, Massimiliano Lombardo, a jornalista especialista em Comunicação Corporativa e Sustentabilidade da CTG Brasil, Salete da Hora, e o consultor em sustentabilidade empresarial, Ricardo Voltolini.

“Nasce em Curitiba o Museu Planeta Água. Educação, conhecimento e consciência sobre a água e seus impactos para a humanidade. A CTG se orgulha muito de patrocinar e contribuir com essa iniciativa”, declarou José Renato Domingues.

A previsão é que ainda neste primeiro semestre seja realizada nova reunião para dar continuidade ao desenvolvimento do projeto.

A criação do Museu Planeta Água foi aprovada pelo Ministério da Cultura, com grande possibilidade de uma incorporação à Rede Global de Museus de Água, projeto que integra o Programa Hidrológico Internacional liderado pela Unesco.

Galeria

  • Consultores reunidos na Sanepar
  • Reunião reuniu consultores para debater projeto do Museu da Água
  • Massiliano Lombardo, da Unesco, e o consultor Ricardo Voltolini