Notícias

Mutirão em represa da Sanepar retira uma tonelada de lixo em apenas 2 horas

19/09/2011

Em comemoração ao Dia Mundial de Limpeza dos Rios, no sábado, a Sanepar participou de dois eventos. Com a presença do prefeito de Curitiba, Luciano Ducci, foi lançando o projeto de revitalização do Rio Tarumã, no Bosque Portugal, em Curitiba. Em Piraquara, integrantes de um mutirão de limpeza retiraram uma tonelada de lixo das margens da represa Piraquara II, em apenas 2 horas de trabalho.

Em Piraquara, cerca de 160 participantes - empregados, grupos escoteiros e membros de organizações não-governamentais - retiraram objetos como sacos de lixo, pneus, papelão, isopor, lonas, garrafas plásticas de refrigerante e de água mineral, entre outros tipos de plásticos.

A estudante e lobinha Laura Beerends Yamada, de 7 anos de idade, participou ativamente da retirada do lixo. “Ajudei a limpar a barragem e espero que muitas pessoas entendam por que estamos fazendo isso”, afirmou. Seu irmão Artur Beerends Yamada, de 10 anos, acrescentou que “espero que eles (os adultos) façam o mesmo”.

Integraram a limpeza da barragem os grupos de Escoteiros Milton Horibe, Guardião das Águas e Pingo D’Água. Os participantes da ONG Semeadores do Bem também trabalharam na separação do lixo. Após a separação, os objetios foram repassados à prefeitura de Piraquara, que conta com usina de reciclagem e dará o destino final ao lixo.


Piraquara II – Desde sua inauguração, em setembro de 2008, a represa Piraquara II, proporcionou um aumento de 8,5% no volume de água ofertado à população de Curitiba e Região Metropolitana, garantindo abastecimento para 350 mil pessoas. Com capacidade para 21 milhões de metros cúbicos de água, representa um acréscimo ao sistema de abastecimento de 600 litros por segundo.

A barragem tem 17 metros de altura e 670 metros de comprimento. A construção do aterro exigiu 364 mil metros cúbicos de terra compactada. Com a obra, a Sanepar também deu exemplo de adoção de medidas compensatórias para os demais estados brasileiros. Medidas como a construção da cooperativa que beneficia cerca de 200 produtores rurais da região, recuperação e manejo das trilhas dos mananciais da serra naquele município e restauro da Igreja na Colônia Santa Maria do Novo Tirol, que tem 133 anos, são algumas das ações.


Bosque Portugal – Já Bosque Portugal, no Jardim Social, em Curitiba, por onde passa o Rio Tarumã, o prefeito, Luciano Ducci e o diretor de Meio Ambiente da Sanepar, Péricles Weber, lançaram o relatório com o diagnóstico e manutenção da rede coletora de esgotos, vistorias de ligações de esgoto, notificações para regularização, vistorias de atividades industriais e de serviços potencialmente poluidores, educação socioambiental e monitoramento visual do corpo hídrico.

Ducci ressaltou a importância da parceria dos moradores com o poder público “Se não fosse a mobilização da comunidade, a despoluição do Rio Tarumã não aconteceria”. Ele acrescentou que a prefeitura e a Sanepar têm outras parcerias ambientais. “Estamos atuando juntas na recuperação dos rios Uvu e Belém. Pretendemos estender essas iniciativas aos demais rios da cidade”, disse. Péricles também destacou a importância do projeto. “A Sanepar realiza as ações em conjunto com a comunidade e parceiros, na busca de resultados efetivos para a revitalização da microbacia”, ressaltou.

O presidente da Associação dos Moradores e Amigos do Jardim Social (AMA-JS), Jorge Mikaldo Júnior, disse que “o rio está com os dias contados para ser despoluído”. Mikaldo também destacou a responsabilidade de cada morador. “Temos publicado dicas de ações sustentáveis. Cada um tem que fazer a sua parte, com atitudes diárias”, finalizou.


Prefeito Luciano Ducci e o diretor de Meio Ambiente da Sanepar Péricles Weber



Em apenas 2 horas os voluntários retiraram uma tonelada de lixo das margens da represa Piraquara II

Galeria