Notícias

No Litoral, caixa-d’água é necessária para garantir o abastecimento

30/12/2015

Capacidade de armazenamento deve ser suficiente para 24 horas de consumo

O sistema de abastecimento de água no Litoral está operando com capacidade total para garantir o fornecimento a todos os clientes dos municípios atendidos pela Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) – Guaraqueçaba Guaratuba, Matinhos, Morretes e Pontal do Paraná. Nesta quarta-feira (30), os reservatórios da Companhia estão cheios e as unidades de produção e de distribuição trabalhando a plena carga.

O gerente da empresa para o Litoral, Romilson Gonçalves, explica que se não houver intercorrência - como rompimento de rede ou excesso de chuva - todos os imóveis devem receber água durante todo o período da passagem de ano. Em algumas regiões, o aumento no consumo pode provocar baixa pressão na rede, e a água não ter condições de subir até a caixa-d’água. Mesmo assim, na torneira junto ao hidrômetro a água vai chegar. Durante a noite, todas as caixas-d’água devem ser reabastecidas.

Para evitar desabastecimento por falta de pressão, todo imóvel deve ter instalada a caixa-d’água com capacidade adequada ao total de pessoas que estarão na residência no Ano Novo e no Carnaval, datas de maior afluxo de veranistas nas praias. “Em muitas casas, o reservatório domiciliar instalado é suficiente para atender 5 pessoas, mas no dia 31 de dezembro lá estão 20 pessoas. É evidente que a caixa-d’água não vai atender a demanda, se houver algum problema no sistema”, esclarece Romilson.

Durante o período de baixa temporada, a equipe permanente da Sanepar no Litoral trabalhou na manutenção dos equipamentos, das instalações físicas e da infraestrutura. A capacidade instalada é suficiente para abastecer todos os clientes.

CONSUMO RESPONSÁVEL – Os técnicos orientam que nas datas de maior consumo a população deve colaborar. Entre as principais dicas de consumo responsável estão no horário de pico - das 10h às 18h – utilizar a água prioritariamente para o preparo dos alimentos. Os banhos devem ser curtos.

Outra recomendação da Sanepar é encher a piscina fora do horário de pico. O volume de uma piscina de 5 mil litros corresponde ao consumo médio, durante 15 dias, de uma família de 4 pessoas. Para limpar as calçadas, é importante varrer antes de usar a água e não usar a mangueira como vassoura. Reaproveitar a água de lavagem de roupas para limpeza de banheiros e calçadas é outra dica de uso racional da água tratada.

Outra grande vilã do consumo são as piscinas plásticas. “Muitos clientes trocam a água diariamente. Não é necessário. Basta que as crianças tirem a areia antes de entrar na piscina e higienizá-la com uma colher (das de sopa) de água sanitária para cada mil litros de água.” Outra dica é cobrir a piscina quando ela não estiver sendo utilizada para evitar que sujeira caia na água e também o surgimento de focos do mosquito (Aedes aegypti) transmissor da dengue e de outras doenças. O processo pode ser repetido uma vez a cada quatro dias, mantendo a água em condição adequada por até 20 dias, se não for suja com terra ou areia.

 

 

 

Galeria