Notícias

Norte Pioneiro recebe obras para ampliar atendimento com esgoto

12/11/2018

Mais de 1.700 famílias de 5 municípios terão acesso ao serviço de coleta e tratamento de esgoto nos próximos meses

Na última sexta-feira (9), o presidente da Sanepar, Ricardo Soavinski, liberou o início das obras de ampliação do sistema de esgotamento sanitário em Quatiguá, Siqueira Campos, Salto do Itararé, Santana do Itararé e Santo Antônio da Platina. Ao todo serão implantados 22,8 km de rede coletora, beneficiando mais de 1.700 famílias desses cinco municípios. Os recursos são próprios da Sanepar e somam R$ 3,2 milhões.

“Temos um cenário nacional muito ruim em relação ao saneamento; 35 milhões de pessoas não têm acesso à água tradada e 100 milhões não têm esgoto. O Paraná tem um dos melhores índices de saneamento. Temos a água universalizada, já estendendo o serviço para as comunidades rurais, e estamos avançando a cada dia no serviço de coleta e tratamento de esgoto”, disse Soavinski.

O presidente afirmou que os investimentos da Sanepar vão crescer nos próximos anos. “O Paraná tem 72% de cobertura com esgotamento sanitário, sendo que 100% do que é coletado é tratado”, destaca. Em 2018, a Sanepar investiu cerca de R$ 900 milhões, mais da metade em esgoto. “Nos próximos anos, vamos aumentar estes números para melhorar ainda mais a qualidade de vida e do meio ambiente no Estado”, salienta.

A solenidade de assinatura da ordem de serviço para início das obras foi realizada no Centro de Eventos de Quatiguá, com a participação da prefeita local Adelita Parmesan de Moraes; do prefeito de Siqueira Campos, Fabiano Bueno; de Salto do Itararé, Paulo Sérgio Fragoso; de Santana do Itararé, Joás Ferraz Michetti; e de Santo Antônio da Platina, José da Silva Coelho Neto.

“O saneamento é pauta básica no início de qualquer projeto ambiental, de desenvolvimento urbano e de saúde. Com o saneamento, a população se previne de doenças e protegemos o nosso meio ambiente”, destaca a prefeita Adelita.


O prefeito de Santana do Itararé, Joás Michetti, afirma que a população está satisfeita e agradecida pelos investimentos em saneamento no município. “Estamos sendo contemplados com mais 4,6 km de rede de esgoto com esta obra, e tenho certeza de que a população vai aprovar”, afirma.

O prefeito afirma que, com os serviços de esgoto na cidade, diminuíram as demandas nas unidades de saúde e no hospital. “Principalmente em relação às mulheres e crianças que ficam mais vulneráveis ao esgoto a céu aberto. Graças à Sanepar, Santana do Itararé não tem mais isso”, destaca.

INDICADOR - As obras integram o Programa Expansar, que visa atender áreas esparsas dos municípios, bairros que estejam próximos de estrutura já existente de coleta e tratamento e que possam ser interligados ao sistema. Com a ampliação da rede coletora no Norte Pioneiro, haverá um aumento médio de 10% no indicador de atendimento com esgotamento sanitário nesses cinco municípios. 

Com estas obras, Santo Antônio da Platina, mantém-se acima dos 90% com atendimento à população urbana, e os municípios menores caminham para 60%, acima da média nacional.

Também participaram da solenidade em Quatiguá, a diretora de Meio Ambiente da Sanepar, Fabiana Campos, e o deputado Luiz Cláudio Romanelli.

Galeria