Notícias

Nova etapa de obra na ETA Iguaçu afeta abastecimento em bairros da RMC

20/06/2012

Bairros de Curitiba, Piraquara e São José dos Pinhais serão afetados no sábado e no domingo

No próximo sábado (23), a Sanepar dará continuidade às obras de recuperação estrutural do canal de água bruta na Estação de Tratamento de Água Iguaçu, localizada no bairro Uberaba, em Curitiba. A obra afetará o abastecimento em bairros de Curitiba, Piraquara e São José dos Pinhais.
Caso o tempo se estabilize e a chuva cesse a partir desta quarta-feira, os técnicos aproveitarão a interrupção na produção de água tratada para também executar serviços no Reservatório Portão. Caso chova, a escavação prevista não poderá ser feita.
Poderão sentir falta de água em parte do sábado e do domingo (24) os moradores em imóveis que não disponham de reservatório domiciliar (caixa d'água)conforme recomendam as normas técnicas.
Com a ETA Iguaçu paralisada, a Sanepar deixará de fornecer água tratada para a população de Curitiba que mora nos bairros: Cajuru, Guabirotuba, Jardim das Américas, Uberaba, Alto Boqueirão, Boqueirão, Hauer, Parolin, Rebouças, Prado Velho e Água Verde; de Piraquara: Guarituba e Guarituba Pequeno e de São José dos Pinhais: Cidade Jardim, Centro, Boneca do Iguaçu, Guatupê, Ipê, Roseira, Academia, Rio Pequeno e Iná.
Caso o tempo permita executar a atividade prevista no Reservatório Portão, também serão afetados os moradores dos bairros Capão Raso, Fany, Portão Fazendinha, Guairá, Lindóia, Vila Izabe, Novo Mundo, Pinheirinho, Seminário, Xaxim, Cidade Industrial, Ganchinho e Sítio Cercado.
A expectativa da Sanepar é normalizar o abastecimento para todas as regiões na tarde do domingo (24).

A obra na ETA Iguaçu

A cada 15 dias, quando o clima e outras condições técnicas permitem, a Sanepar desliga todas as bombas da ETA Iguaçu e assim deixa de produzir água tratada para bairros de Curitiba e da Região Metropolitana. As obras são imprescindíveis para garantir o abastecimento no futuro. Esta é a 13.ª etapa de obras a ser realizada. A previsão é concluir os trabalhos no final deste ano.
Sempre que a ETA Iguaçu é paralisada, os técnicos também executam serviços de manutenção em outras unidades. Desta vez os trabalhos estarão concentrados em quatro frentes: recuperação do canal de água bruta na ETA Iguaçu; substituição de conjunto motobomba na elevatória Riso, substituição de uma válvula de 400 mm no Reservatório Corte Branco e ainda as interligações no Reservatório Portão. Este último condicionado ao clima seco.
As obras de recuperação da ETA Iguaçu são realizadas em fins de semana ou feriados porque neste período, historicamente, a demanda por água tratada é menor. Nestes períodos, o consumo é basicamente residencial e a maioria das atividades podem ser programadas ou adiadas para após a normalização do abastecimento.

Galeria