Notícias

Nova tampa de polietileno é destaque na RPC

11/04/2011

A substituição de 23 mil tampas de ferro de registros instalados em calçadas por novas tampas de polietileno com chave foi destaque no sábado (9), na segunda edição do Paraná TV, da Rede Paranaense de Televisão (acesse o link abaixo).

Mais seguras, as novas tampas também inibem furtos e atos de vandalismo. O prejuízo da Sanepar com o furto de tampas e outras peças de ferro já chegou a R$ 1 milhão por ano.

O modelo de polietileno foi idealizado pelo gestor de materiais Jonas da Silva, técnico da URCT Leste, em Curitiba. “Pensei numa solução para o problema dos furtos e também em melhorar a segurança e a facilidade de manuseio”, explica Jonas.
A ideia foi apresentada para a equipe de normalização e inovação tecnológica da Unidade de Projetos Especiais (USPE). Em parceria com a Unidade de Materiais (USMA), Gerência de Planejamento Operacional (GPDO) e Unidade Regional Curitiba Leste (URCTL). A especificação foi desenvolvida e repassada para possíveis fabricantes.

Com chave, a tampa de polietileno impede o despejo de lixo no poço do registro. “Muita gente joga terra, pedras, latas, garrafas pet e outros materiais nos poços de acesso aos registros”, conta Jonas. O lixo prejudica o funcionamento do registro e pode causar alagamentos. O furto do equipamento, além do prejuízo financeiro, cria risco de acidentes para pedestres. A profundidade dos poços, também chamados de abrigos de registro, varia de 80 centímetros a 2,5 metros. A nova tampa também é mais leve. Pesa 1,5 kg, bem menos que os 20 kg da tampa de ferro, o que facilita o transporte e a armazenagem.

Iniciativas como a de Jonas prometem ser incentivadas pela empresa. “Vamos estimular a criatividade do nosso pessoal”, garante o presidente Fernando Ghignone. “O corpo técnico da companhia é qualificado, conhece os problemas e pensa em soluções”.


Clique aqui ver acessar a reportagem

Galeria