Notícias

Novas obras ampliam rede em Cascavel

04/12/2012

Equipes da Sanepar concluíram no domingo (2) obras de melhorias e adequações do sistema de abastecimento de água de Cascavel. Vinte intervenções nas redes de distribuição de água foram realizadas em regime de mutirão, para evitar que novos serviços sejam feitos em dezembro, estação com temperaturas mais elevadas e de maior consumo de água.
Os trabalhos foram iniciados no ano passado e se intensificaram de agosto até agora. Durante esse período a Sanepar instalou mais de 9,9 quilômetros de redes de distribuição de água, com diâmetros que variam de 50 a 400 milímetros, nas regiões do Centro, Parque São Paulo, Lupatini, Morumbi, Aeroporto e XIV de Novembro.
O objetivo das obras é padronizar a profundidade das redes de distribuição de água, com separação das áreas de abastecimento e zonas de pressão para reduzir os riscos de rompimento de redes, facilitar e agilizar os serviços em manutenção. Além disso, foram implantados 172 registros de manobras e de descargas e instaladas duas estações elevatórias de água tratada, uma no Parque São Paulo e a outra no Bairro Claudete.
O gerente geral da Sanepar, Renato Mayer Bueno, explica que antes a execução de um serviço de manutenção de grande porte atingia cerca de 60% da população urbana. A partir de agora, qualquer intervenção que seja efetuada nas redes de distribuição vai afetar menos de 10% dos moradores. “Com as melhorias implementadas no sistema, poderemos executar as manutenções em menor tempo, agilizar o retorno do abastecimento, e diminuir as áreas atingidas pelos trabalhos”. Um dos principais objetivos foi solucionar também os problemas de abastecimento no Bairro Interlagos. “Os moradores daquela região passam a ser atendidos regularmente, exceto por problemas operacionais ou de falta de energia”, esclarece Renato.
A empresa investiu ao longo deste ano mais de R$ 1,1 milhão na adequação do sistema para acompanhar a demanda e o crescimento populacional. “O compromisso da empresa é prestar serviços de saneamento de forma sustentável, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e garantir o fornecimento de água com qualidade para a população”, afirma o gerente.

Galeria