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Coordenador de Redes de Arapongas, Ulisses Lourenço, mostra o tablet usado pelas equipes de manutenção

Novo sistema eletrônico agiliza serviços de manutenção da Sanepar em Arapongas

28/07/2017

O atendimento permite que a comunicação dos pedidos de serviços sejam transmitidos de forma online

A Sanepar acaba de implantar em Arapongas e nas cidades da região um sistema eletrônico de atendimento que torna mais ágil o conserto de redes de água e de esgoto. O Atendimento de Serviço Eletrônico (AS Eletrônico) permite que a comunicação dos pedidos de serviços que chegam à empresa sejam transmitidos de forma online para as equipes de manutenção, por meio de tablets com tecnologia 4G.

Antes, as equipes de manutenção recebiam pela manhã uma relação de serviços a serem executados, com os respectivos endereços, e saíam a campo. Só retornavam no fim da tarde e então preenchiam as fichas de papel com as informações sobre os serviços prestados. As emergências que chegavam ao longo do dia eram transmitidas por telefone para as equipes.

Agora, de manhã, cada equipe pega o seu tablet com os serviços a serem executados. As emergências, que são prioritárias, vão entrando automaticamente no sistema eletrônico, que se encarrega de distribuir para a equipe que está mais próxima do local da ocorrência. E o equipamento está programado para disparar um alarme avisando que chegou uma emergência.

As equipes também baixam os serviços em tempo real. Assim, num prazo médio de até um minuto, todos os sistemas da Sanepar são alimentados com as informações vindas do campo. O pessoal da programação, que antes tinha que pegar ficha por ficha e digitar os dados do atendimento no sistema, agora pode fazer melhor a gestão dos serviços.

Neste novo sistema, podemos acompanhar em tempo real o andamento dos trabalhos. Esse monitoramento evita qualquer desvio de percurso pelas equipes”, afirma o coordenador de Redes da Sanepar na Regional de Arapongas, Ulisses Lourenço. A Sanepar tem também maior controle sobre o uso de materiais nas manutenções. “Isso evita gastos desnecessários e irregularidades.”

Ulisses também ressalta que outro benefício é para o meio ambiente, pois no novo sistema não é preciso usar papel. “Somente em Arapongas, a média de atendimento é de 2.300 a 2.500 serviços. Tínhamos que imprimir cada serviço em duas vias, portanto, são quase 6 mil folhas de papel que agora deixamos de utilizar.”

AGILIDADE – Há mais de 15 anos trabalhando como terceirizado em empresas que prestam serviços para a Sanepar, José Freitas de Souza afirma que o novo sistema já melhorou bastante o seu trabalho. “Agora, ficou bem mais prático. Antes a gente tinha que preencher tudo à mão, às vezes sujava o papel. Embora eu ainda esteja aprendendo este novo jeito, ficou muito mais rápido. Outra vantagem é que agora você consegue ver a fotografia do material que precisa ser colocado, em caso de dúvida”, avalia.

Quem também sentiu as melhorias do novo sistema é Davi Pires da Fonseca, da mesma equipe de José. “Só tenho 7 meses de serviço e ainda estava decorando os códigos de serviço. O José já sabe tudo de cor e me ajudava. Agora, os códigos já estão no equipamento. Isso facilita muito”, diz.

TREINAMENTO – Para implantar o sistema em Arapongas, Centenário do Sul, Santo Inácio, Porecatu, Bela Vista do Paraíso e Primeiro de Maio, a Sanepar treinou cerca de 80 colaboradores, incluindo empregados próprios e os da prestadora de serviços.

Galeria

  • Coordenador de Redes de Arapongas, Ulisses Lourenço, mostra o tablet usado pelas equipes de manutenção
  • José e Davi, que fazem manutenção de rede em Arapongas, consideram mudança bastante positiva
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  • Pessoal da região de Arapongas passou por treinamento para aprender a operar novo sistema
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