Notícias

O amor muito especial das mães saneparianas

06/05/2011

Até o final do ano, 25 bebês muito especiais virão ao mundo. Serão filhos de colegas saneparianas. Essa é a taxa de natalidade média das 1.328 mulheres que trabalham na empresa. Um dos bebês mais jovens é a Gabriela, que nasceu março e se transformou na alegria da casa da advogada Lorena Domingos, que há quatro anos trabalha na Diretoria Jurídica. “Ser mãe é, realmente, uma felicidade indescritível e também um grande desafio”, diz Lorena, que prepara para seu primeiro Dia das Mães, neste domingo (8). “O melhor presente eu já recebi: é a Gabriela”, explica Lorena.

Entre as saneparianas, 816 são mães. E muitos filhos não se separam das mães nem no trabalho. É o caso de Kauane, 16 anos, estagiária de ensino médio na Saúde Ocupacional. A mãe de Kauane, Joseli Aparecida, trabalha há 19 anos na Unidade de Serviço Recursos Humanos. Kauane diz Joseli é uma “mulher maravilha”, sempre muito atenciosa e delicada com as palavras, mesmo quando chama a atenção. “Trabalhar junto aqui na Sanepar era um sonho meu. Assim, ela cuida de mim e pode me ver crescendo. Acho que ela está bem feliz”, diz Kauane. Joseli tem mais uma filha, a Rhaissa, de 11 anos. Outra mãe é Jeane Boriça, empregada há 18 anos da Sanepar. Ela tem uma menina de 15 anos e agora ganhou Samuel, que está ensinando a sanepariana a ser mãe novamente. "Acho que é mais tranqüilo agora, por causa da experiência com a minha primeira filha, a Julia. Mas, mesmo assim, em muitas coisas parece que é a primeira vez", diz.

Saneparianas que compartilham esse sentimento são Juliana Machado e Letícia Trassi de Lima. Elas também têm dois filhos e o segundo chegou há pouco tempo, trazendo o gostinho de ser mãe novamente. Juliana, mãe de Eduarda e Pedro, diz que já não lembrava como trocar fraldas quando o menino nasceu. “Parecia mãe de primeira viagem”, brinca. Para Letícia, o choro da filha Camila já não assusta tanto como o do primeiro filho, Vinícius. “Não fico desesperada. Sei quando o choro é de manha, de sono, de fome... Nisso, ficou mais fácil. Mas, só nisso porque ser mãe é gostoso mas dá muito trabalho”.
 

“Não há amor maior que o de mãe e filho”

A colega Almedina Muller Correia, da GGML (Gerência Geral Metropolitana e Litoral), é uma das saneparianas que decidiram adotar uma criança. A decisão de ser mãe, segundo ela, depende de sentir um instinto maternal imenso e também de ter uma disponibilidade interna muito grande. “Não sei dizer se o amor de quem gera um filho é diferente, só sei que não há amor melhor do que o que existe entre nós”, afirma.

Dina é casada com Clovis Posanski, também empregado da Sanepar, lotado na USPO-CT (Unidade de Serviço de Projetos e Obras de Curitiba). Eles decidiram ser “pais do coração” depois de três anos de tratamento para engravidar. O menino recebeu o nome de Ian, que significa Graça de Deus, e hoje tem 10 anos. “Não sei explicar, mas sinto que esse já era meu filho, como se fosse predestinado, só que vindo por um caminho diferente”, conta Dina. O vínculo foi imediato e hoje os amigos comentam das semelhanças existentes entre eles. “Tem gente que diz que ele tem o sorriso igual ao meu, outros que o amor pelo futebol é igual ao do pai”, brinca, orgulhosa.

Dina já recebeu este ano a sua cartinha em homenagem ao Dia das Mães escrita pelo filho. “Você é a melhor mãe do mundo, mesmo quando você briga comigo eu sei que sempre vai me amar para sempre. Eu sempre vou te proteger e você vai me proteger para sempre. Mãe eu te amo ! Ian”.

Cresce participação das mulheres

Nos últimos dez anos a Sanepar aumentou o número de mulheres em seu quadro funcional, passou de 679, em dezembro de 1999 para 1328 em dezembro de 2010. O grande diferencial ficou por conta das funções que passaram a exercer. Hoje não há nada que as mulheres não façam na empresa, desde atribuições com um perfil tradicionalmente feminino, como das secretárias e telefonistas, até os trabalhos que demandam força física, como o realizado pelas operadoras de estações de tratamento de esgoto.

Almedina Muller Correia e seu filho Ian

Galeria