Notícias

Obra amplia rede e cria 200 empregos em Corbéllia

01/06/2012

Ampliação da rede de esgotamento sanitário no município vai beneficiar 7.000 pessoas

O Sistema de Esgoto Sanitário de Corbélia vai receber obras de ampliação e melhorias. Os projetos estão em fase de conclusão e os recursos já foram assegurados junto à Fundação Nacional da Saúde – PAC/Funasa, para atender municípios com até 50 mil habitantes. Com a contrapartida da Sanepar serão investidos cerca de R$ 6 milhões na ampliação das estações de tratamento de esgoto e na implantação de interceptores e emissário de esgoto. As obras devem criar cerca de 200 empregos diretos e indiretos e beneficiar 7.000 habitantes.

Para que sejam assentadas as tubulações projetadas, o município precisa decretar como área de utilidade pública as terras que serão transformadas em faixa de servidão. Por isso, o prefeito Eliezer Fontana reuniu os proprietários das áreas onde as redes serão instaladas e a equipe da Sanepar para explicar o processo de desapropriação. O gerente de Projetos e Obras da Sanepar, Mário Hanaoka, adiantou como serão feitas as negociações com cada proprietário. “A Sanepar precisa dessa faixa de servidão para facilitar as manutenções periódicas no sistema, por isso nesta área não pode ser feita nenhuma edificação”, informou o gerente.

Segundo o prefeito, a reunião buscou esclarecer todos os trâmites que envolvem a implantação de obras desse porte que Corbélia está recebendo e mostrar a importância do saneamento para o município. “Antes de assinar o decreto é fundamental que os envolvidos tenham ciência do que vai acontecer em suas propriedades e que o município necessita desses investimentos para poder receber investidores e projetar a cidade para o futuro”, explicou Eliezer.

Obras – Nas estações de tratamento serão implantados filtros e decantadores para modernizar o processo de tratamento. Os interceptores, responsáveis pelo transporte dos dejetos até as unidades de tratamento, somam juntos mais de 7,6 mil metros. Além disso, um emissário de 1,5 mil metros transportará o esgoto já tratado da Estação de Tratamento Rancho Mundo até o riacho que leva o mesmo nome.

 

Galeria