Notícias

Construção da elevatória do Corte Branco, em Curitiba

Obra em elevatória interrompe abastecimento em Curitiba e Araucária

17/04/2020

Obra vai elevar em 30% volume de água no sistema, dando mais flexibilidade à distribuição

Na próxima quinta-feira (23), a Sanepar fará a interligação da estação elevatória do Corte Branco à adutora (tubulação de grande porte) que leva água ao Reservatório Xaxim. É mais uma etapa da obra que vai aumentar em 30% o volume de água no sistema, permitindo maior flexibilização na distribuição.

Para fazer essa interligação, será necessário interromper o fornecimento de água para algumas regiões de Curitiba e Araucária. O serviço será realizado das 7h até as 17h, e o retorno do abastecimento ocorrerá de forma gradativa, sendo normalizado às 7h de sexta-feira (24).

Ficam afetados os seguintes bairros:

Curitiba: Alto Boqueirão, Sítio Cercado, Xaxim, Boqueirão, Ganchinho, Hauer, Pinheirinho, Campo de Santana, Caximba, CIC, Ganchinho e Tatuquara.

Araucária: Campina da Barra, Costeira, Iguaçu, Tindiquera e Cachoeira.

E já está programada para o dia 29 de abril uma segunda interligação da elevatória, desta vez para a adutora que leva água para o Reservatório Portão. Os bairros e horários serão divulgados posteriormente.

A Sanepar mantém a execução de obras que promovem a melhoria do sistema de abastecimento e a ampliação do sistema de esgotamento sanitário em todo o Estado. Nas obras, são seguidas as orientações de segurança sanitária para os trabalhadores.

MELHORIA- Em construção desde 2019, a elevatória deve entrar em funcionamento na segunda quinzena de maio. “Este equipamento dá mais flexibilidade ao abastecimento, o que irá diminuir as paradas na distribuição de água. A nova estrutura também vai reduzir o consumo de energia elétrica, tornando a operação mais eficiente”, explica o gerente geral da Região Metropolitana de Curitiba, Antonio Carlos Gerardi.

O Reservatório do Corte Branco é um dos mais importantes para o sistema de abastecimento de água da cidade. Ele recebe água da Estação de Tratamento Iguaçu e abastece mais de 30 bairros da cidade. Atualmente, a população de Curitiba é atendida com mais de 484 mil ligações de água e 6,9 km de redes de distribuição.

Galeria

  • Construção da elevatória do Corte Branco, em Curitiba