Notícias

Obras afetam abastecimento de água nesta terça e quarta-feira

18/08/2014

Para implantar novo Sistema de Supervisão e Controle, equipes fazem adequações nos equipamentos da cidade

Nesta terça e na quarta-feira, dias 19 e 20, a Sanepar dará continuidade às obras que vão garantir a implantação do novo Sistema de Supervisão e Controle de Guarapuava (SSC). Na terça-feira (19), os trabalhos serão feitos na Avenida Sebastião de Camargo Ribas e poderão afetar o abastecimento de água no Bom Sucesso, São Cristóvão, Cristo Rei e Parque das Árvores. Na quarta-feira (20), o mesmo trabalho será feito na Avenida Moacir Júlio Silvestri, na saída para o aeroporto, e poderá haver desabastecimento nos jardins Aeroporto, Colibri, Patrícia e parte do Jardim das Américas. Nos dois dias os trabalhos serão executados das 8 horas até as 17h30 e a normalização no abastecimento está prevista para o período da noite.

O Sistema de Supervisão e Controle permitirá acompanhar em tempo real a situação de todos os processos de distribuição de água na cidade, acompanhando os dados da distribuição em todos os boosters (bombas de água), pressão e áreas de medição existentes na cidade, reservação e vazão de água, com a facilidade de poder comandar todo o sistema diretamente da Estação de Tratamento de Água (ETA).

Para que o novo sistema possa funcionar é preciso que todas as redes, válvulas de pressão e boosters existentes na cidade estejam adaptadas. Por isso, as obras que vêm ocorrendo desde a semana passada incluem trabalhos de adequações, interligações e parametrização dos boosters, o que pode afetar o abastecimento de água nas regiões onde essas bombas se encontram. O novo sistema substituirá a antiga Central de Controle Operacional, implantada em 1999.

Segundo o coordenador de Redes da Sanepar, Adão Alisson Slompo, o objetivo é controlar tudo a partir de um sistema informatizado e totalmente  integrado para otimizar o sistema. “Teremos um acompanhamento completo das redes na cidade e da distribuição em vários setores de manobra. Os dados virão para o SSC em tempo real através de ondas de rádio, com auxílio de 22 antenas espalhadas pela cidade e de uma receptora na ETA, no bairro Santana”, explica.

Galeria