Notícias

Obras da Barragem do Miringuava estão em ritmo acelerado

04/06/2020

Com investimentos de R$ 160 milhões, barragem irá incrementar 38 bilhões de litros ao sistema integrado de reservação

A Sanepar divulga o vídeo que mostra o estágio atual da construção da Barragem do Miringuava, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. Prevista para ser concluída em dezembro deste ano, a obra está sendo executada em ritmo acelerado, dia e noite. Com investimentos de R$ 160 milhões, a barragem irá incrementar 38 bilhões de litros de água na reservação do Sistema de Abastecimento Integrado de Curitiba (SAIC), formado pelas barragens Iraí, Passaúna, Piraquara I e Piraquara II.

A capacidade de produção de água do Miringuava passará dos atuais 1.000 litros/segundo para 2.000 litros/segundo, abastecendo cerca de 650 mil habitantes. “Esta barragem vem para atender à demanda atual e futura de Região Metropolitana de Curitiba, e eliminar o déficit em períodos de estiagem, como o que está sendo vivendo atualmente. Daremos maior confiabilidade ao sistema”, afirma o diretor-presidente da Companhia, Claudio Stabile.

Na atual fase da obra, estão sendo executados o maciço de terra, com 29 metros de altura máxima e 309 metros de comprimento de crista, e as estruturas auxiliares necessárias para a operação e diques norte e sul. A fase 2, com licitação prevista para o segundo semestre, contempla a formação do futuro reservatório, com área alagada de 4,3 milhões de m², e a construção de 7,6 km de estradas vicinais no entorno do reservatório, garantindo acesso aos moradores locais. O enchimento do lago deve ocorrer no primeiro semestre de 2021.

 

Galeria