Notícias

Obras da Prefeitura de Palmas podem afetar três bairros

04/03/2015

Sanepar alerta que caixa-d’água domiciliar reduz o risco dos imóveis ficarem desabastecidos

A Prefeitura de Palmas comunicou a Sanepar que, ao longo do mês de março, vai executar obras de implantação e melhorias nas galerias de águas pluviais nos bairros Alto da Glória, Lagoão e São José. O comunicado foi entregue à Sanepar nesta terça-feira (3). Durante a execução dos trabalhos, as redes de distribuição de água podem ser rompidas, principalmente nos trechos em que haverá necessidade de detonação de rochas.

O gerente Aderbal Roncatto afirma que a Sanepar vai acompanhar os trabalhos e, se houver rompimento ou necessidade de fechamento do setor de distribuição de água, fazer o possível para restabelecer o abastecimento de forma mais rápida. Ele destaca que é importante que os clientes mantenham cheios os reservatórios domiciliares de água. “É possível que os imóveis que possuem caixa-d’água individual nem percebam o desabastecimento”.

A instalação da caixa-d’água nos imóveis é fundamental para garantir o abastecimento, não só quando há obras como as de Palmas, mas também em outras situações, quando há necessidade de interromper o abastecimento. As manutenções corretivas e as preventivas, as obras de melhorias do sistema de distribuição de água e até mesmo falhas ou falta de energia nos equipamentos que produzem ou distribuem a água podem provocar falta temporária de água.

De acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) todo imóvel deve ter caixa-d’água com capacidade para atender as necessidades dos moradores por, no mínimo, 24 horas. No caso de residência de pequeno tamanho, a recomendação é que a reserva mínima seja de 500 litros.

Nem todos sabem, mas essa recomendação, além de garantir o conforto e o abastecimento das pessoas durante interrupção no fornecimento de água, contribui para manter o equilíbrio de todo o sistema. Quem possui caixa-d'água em seu imóvel evita a retirada de água da rede de distribuição quando o sistema mais precisa, ou seja, nos horários de pico de consumo, como no início da manhã ou no final da tarde.

INFORMAÇÕES NO SITE – A Sanepar vai manter a população de Palmas informada, por meio de notas de utilidade pública, com o apoio dos meios de comunicação da cidade, sempre que for necessário. O comunicado da interrupção no fornecimento de água e a previsão de retorno do abastecimento também estarão disponíveis no site www.sanepar.com.br

Galeria