Notícias

Obras de esgoto no Distrito Industrial de Foz já estão 25% prontas

17/06/2019

Empresas do Morumbi devem ter acesso à coleta e tratamento de esgoto no início do próximo ano

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) já assentou mais de 2,27 km de rede de esgoto na região do Distrito Industrial do Morumbi em Foz do Iguaçu. Com isso, 25% da obra prevista para a região já foi executada.

São dois projetos previstos para atender o Distrito Industrial com sistema de esgotamento sanitário. Um prevê a implantação de 8,8 km de tubulações, e o outro, a instalação de uma estação elevatória, que fará o bombeamento do efluente coletado até a unidade de tratamento. Somente para implantar a tubulação a Sanepar está investindo R$ 1,8 milhão. A rede deve ser concluída até o fim do ano, e a unidade de bombeamento, no início de 2020.

Quando as obras estiverem prontas, a Sanepar informará as empresas instaladas na área industrial sobre prazos e forma de efetuar a conexão da rede interna ao sistema público.

A instalação do serviço de coleta e tratamento de esgoto está sendo feito em parceria com a Prefeitura de Foz do Iguaçu que paralelamente está executando galerias pluviais na região. As obras de drenagem começaram no início do ano com investimento de R$ 2 milhões por parte da Prefeitura. Segundo a Secretaria Municipal de Obras 80% da estrutura de drenagem já foi executada e a previsão de término da obra é para setembro.

Com isso, a área industrial será contemplada com infraestrutura completa de saneamento. O gerente regional Nilton Perez diz que esta parceria irá melhorar as condições do distrito, que poderá atrair mais investimentos, gerando mais empregos e renda no município. “Além disto, com a implantação da estação elevatória de esgoto também será possível atender parte dos novos loteamentos que estão sendo implantados na região”, afirma.

O projeto começou a ser tratado em 2017 entre a Sanepar e a Secretaria Municipal de Turismo, Indústria, Comércio e Projetos Estratégicos.

Galeria