Notícias

Obras elevam tratamento de esgoto em Siqueira Campos para 83% da população

20/06/2011

A cidade de Siqueira Campos, no Norte Pioneiro, está recebendo investimentos de R$ 4,7 milhões que vão garantir atendimento com serviço de coleta e tratamento de esgoto para 83% a população. Com 13 mil habitantes na área urbana, Siqueira Campos conta atualmente com 68% de cobertura de esgotamento sanitário.

A previsão é que no início de 2012 seja concluída a Estação de Tratamento de Esgoto, que irá tratar todo o esgoto da cidade. A ETE atual passará por adequações e será transformada em uma Estação Elevatória, com 635 metros de recalque até a ETE nova. Além disso, estão sendo executados 15,4 Km de rede coletora, com 77 novas ligações.

O prefeito de Siqueira Campos, Luiz Antonio Liechocki, afirma que um dos benefícios desses investimentos é a melhoria da qualidade da água do Ribeirão da Fartura, que recebia esgoto direto, sem passar por tratamento. “Com os índices atuais, já notamos melhoria na qualidade da água do Ribeirão da Fartura. E agora vai melhorar ainda mais a condição do rio”, afirma.

O prefeito destaca ainda o benefício para os moradores do centro e de bairros mais carentes, onde o esgoto corria a céu aberto, que agora serão atendidos com rede coletora. “O mais importante é a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos”, ressalta. Segundo ele, a desativação da atual estação de tratamento vai atender moradores dos Jardins Araucária e Vitória Régia, perto da estação. “Com o crescimento da cidade, há uma aproximação de bairros residenciais da estação, o que gera reclamações”, diz.

Para o prefeito, o atendimento de 100% da população com água tratada e o crescimento para mais de 80% com esgotamento sanitário reforçam a importância da parceria entre a Prefeitura e a Sanepar. “É uma parceria que se estreita cada vez mais”.


Estação de Tratamento de Esgoto em construção em Siqueira Campos

Galeria