Notícias

Filtros catalíticos na Estação de Tratamento de Água em Sengés: tratamento específico de águas subterrâneas

Obras em Sengés aumentam volume de água disponível à população

09/11/2017

Intervenção no Poço 06 será feita neste domingo (12) e pode afetar abastecimento a moradores que não possuem caixa-d'água

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) está realizando em Sengés obras para ampliar e melhorar o sistema de abastecimento de água. O valor do empreendimento é de R$ 5,3 milhões. A capacidade de produção e de reservação vai aumentar, fazendo com que mais água tratada esteja disponível à população.

O Poço 06, principal manancial de abastecimento da cidade, terá sua capacidade quase duplicada: passará da produção atual de 70 mil litros por hora para 132 mil litros por hora. Já o sistema de reservação de água será ampliado dos atuais 340 mil litros para quase um milhão de litros.

Além disso, no Poço 06, haverá um tratamento específico para eliminação de metais, comuns em águas subterrâneas, que causam coloração na água mesmo em baixas concentrações.

PARADA PROGRAMADA – Devido a essas obras, a Sanepar programou a interrupção da produção de água do Poço 06 para este domingo (12), das 7h às 17h. A interrupção é necessária para que seja feita a substituição do sistema de bombeamento de água do poço e a interligação da nova rede de água ao novo sistema de tratamento.

Por causa dessa intervenção, ao retornar o abastecimento, poderá ocorrer a presença de coloração na água em alguns pontos da cidade, por um curto período, o que não interfere na qualidade e nos parâmetros de potabilidade. A normalização do abastecimento ocorrerá de forma gradativa até a madrugada de segunda-feira (13).

A Sanepar reforça que a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) orienta quanto à instalação de caixa-d'água nos imóveis. Quem tiver o reservatório domiciliar de, no mínimo, 500 litros não deve ser afetado pela interrupção no abastecimento.

O aviso da parada do abastecimento está disponível no site da Sanepar: http://site.sanepar.com.br na aba “Está sem água?”. O atendimento ao cliente da Companhia é feito pelo 0800 2000 115. Ao ligar, é importante ter em mão a fatura de água.

Galeria

  • Filtros catalíticos na Estação de Tratamento de Água em Sengés: tratamento específico de águas subterrâneas