Notícias

Instalação de válvula e de um aparelho macromedidor na rede de abastecimento de água na Vila Carli

Obras interrompem o abastecimento na terça-feira

01/11/2013

As paradas no abastecimento são necessárias porque a Sanepar está executando obras em toda cidade

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) está investindo mais de R$ 15 milhões na cidade de Guarapuava, em obras na rede de água e de esgoto. No sistema de abastecimento de água, recursos de R$ 9,4 milhões estão sendo aplicados nas melhorias na Estação de Tratamento de Água na Vila Santana, no redimensionamento e reforços das redes de distribuição em quase toda a cidade, e na instalação de válvulas e macromedidores na rede de água. Em execução desde 2012, as obras realizadas em vários bairros devem ser concluídas até julho de 2014.

As obras de água são mais complexas porque o sistema opera em alta pressão e em determinadas etapas é necessário interromper a distribuição de água tratada para os moradores. Já os empreendimentos no sistema de esgoto são mais demorados porque as redes coletoras precisam ser implantadas em valas com maior profundidade. “Apesar dos transtornos temporários, a população sai ganhando com os investimentos da Sanepar, pois permitem melhorar a disponibilidade dos serviços", diz o gerente regional da Sanepar, João Edson de Lima.

Na próxima terça-feira, dia 5, serão realizados seis grandes serviços nos anéis da rede de distribuição de água na região central da cidade. “São redes de grande porte, responsáveis por abastecer quase metade da cidade. Não é possível fazermos essas melhorias sem interromper o abastecimento”, ressalta o coordenador de Redes da Sanepar em Guarapuava, Adão Alisson Slompo.

Das 44.044 ligações de água da cidade, 21.159 poderão ser afetadas. A área de abrangência dos serviços alcança 11 bairros, incluindo os núcleos residenciais: Centro, Trianon, Boqueirão, Vila Bela, Aeroporto, Alto Cascavel, Colibri, Vila Carli, Bairro dos Estados, Guaratu, Loteamento Municipal, Xarquinho, Distrito Industrial Atalaia, Loteamento Aldeia, Vila Pequena, Pinheirinho, São Vicente, Planalto, Jardim Brasília, Jardim das Américas, Paz e Bem, Lagoa Dourada, Concórdias I, II e II e Colégio Agrícola.

As obras começarão na madrugada do dia 5, vão se estender durante toda a terça-feira e serão realizadas mesmo com mau tempo. A previsão é retomar o fornecimento de água ainda na noite de terça-feira e normalizar o abastecimento em até 48 horas, após o término das obras. Quando os serviços estivem concluídos serão iniciadas as lavagens das redes, regulagem das válvulas e demais ajustes técnicos.

A Sanepar orienta os moradores para que façam reservação de água, utilizando-a apenas para fins essenciais (higiene e alimentação). “Pedimos que, neste período, a população use água racionalmente. É importante que as pessoas se programem para isso no final de semana e, na terça, quarta e quinta-feira todos colaborem economizando água. Contamos muito com a compreensão dos nossos clientes”, reforça João Edson.

O Serviço de Atendimento ao Cliente Sanepar é feito pelo telefone 115. Ao ligar, o cliente deve ter em mãos a conta de água ou o número de sua matrícula.

PARADAS NO ABASTECIMENTO DE ÁGUA - O engenheiro civil da Sanepar, Lincoln Marcelino Vergés, explica que as paradas no fornecimento são pontuais e programadas. Vergés lembra que como as redes são subterrâneas, normalmente é necessário mexer com calçadas e grandes volumes de terra, o que pode prolongar o tempo de execução dos serviços. O impacto na interrupção no abastecimento é amenizado com a instalação da caixa de água domiciliar. A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) orienta que cada imóvel tenha caixa-d’água com capacidade para atender as necessidades dos moradores por, no mínimo, 24 horas. Numa família de quatro pessoas, por exemplo, a caixa deve ter capacidade mínima para 500 litros.

Galeria

  • Instalação de válvula e de um aparelho macromedidor na rede de abastecimento de água na Vila Carli
  • Melhorias exigem que o abastecimento seja interrompido temporariamente
  • Melhorias exigem que o abastecimento seja interrompido temporariamente
  • As obras na Estação de Tratamento de Água na Vila Santana também podem interferir no abastecimento