Notícias

Obras vão ampliar Sistema de Abastecimento de Ortigueira

16/07/2020

 Com investimento de R$ 8 milhões, Sanepar aumentará em 50% a capacidade de produção de água tratada 

A Sanepar acaba de iniciar obras de ampliação do sistema de abastecimento de água em Ortigueira, nos Campos Gerais. Com investimentos de R$ 8 milhões, será feita a reestruturação completa do sistema, desde o processo de captação de água, passando pelo tratamento, reservação e distribuição.

Essas obras irão aumentar em 50% a capacidade de produção de água na cidade, acompanhando a expansão urbana ocorrida nos últimos anos com a implantação de um grande empreendimento industrial em Ortigueira. “Em cinco anos, tivemos um incremento de 20% no número de ligações de água na cidade. Queremos garantir que o nosso sistema tenha condições de abastecer com segurança a população e possa suprir a demanda futura”, afirma o gerente regional da Sanepar, Eliezer Cunha Ribas.

O gerente de Projetos e Obras da Sanepar na região Sudeste, Joel Pires, explica que o projeto prevê a construção de uma nova barragem no Rio Formigas, que vai assegurar uma vazão de 45 litros por segundo, e a adição de mais um módulo de tratamento na estação de água.

O sistema terá também uma nova adutora com aproximadamente 4 quilômetros, equipamentos de automação, um novo reservatório de 500 mil litros e mais 6,4 quilômetros de rede de distribuição.

Durante a execução das obras, que devem durar dois anos, devem ocorrer transtornos, com escavações para assentamento das tubulações e interrupções programadas no fornecimento de água. “Contamos com a compreensão da população porque toda grande obra gera transtornos temporários, mas os benefícios são maiores para Ortigueira”, afirma o gerente Eliezer Cunha Ribas.

Galeria