Notícias

Obras vão melhorar abastecimento

25/02/2014

Em reunião na ACIPG, Sanepar explica razões do rodízio e anuncia novos estudos para o plano de investimentos

Para ampliar as condições de abastecimento com água tratada em Ponta Grossa, a Sanepar está executando obras no valor de R$ 9,6 milhões. Parte destes recursos integra um pacote de R$ 54,6 milhões, já assegurados para os sistemas de captação, reservação e distribuição de água. Entre as obras em andamento estão a reforma dos filtros da Estação de Tratamento Alagados e a instalação de quase seis quilômetros da nova adutora de água tratada para atender a região de Uvaranas. Estas e outras informações, entre elas sobre o rodízio no abastecimento implantado no período de 4 a 14 deste mês, foram apresentadas nesta segunda-feira (24), durante reunião plenária da Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG).

O diretor de Investimentos da Sanepar, João Martinho Cleto Reis Junior, explicou que o número de ligações de água de Ponta Grossa cresceu, somente no ano passado, em torno de 3%. Na região de Uvaranas, esse crescimento chegou a 8%. “Nossa meta é garantir o fornecimento de água com qualidade e de acordo com o crescimento da cidade”, disse Martinho. Segundo o diretor, desde 2011 a empresa vem trabalhando em verdadeiro “mutirão” para desenvolver projetos e captar recursos para viabilizá-los, inclusive buscando financiamentos em órgãos internacionais.

O diretor, que estava acompanhado do gerente geral da Região Sudeste, Antonio Carlos Gerardi; do gerente de Projetos e Obras da Região Sudeste, Marco Antonio Cenovicz; do gerente regional Marcos Roberto Santos e da coordenadora de Obras, Jeanne Schmidt Saldanha, alertou que os moradores precisam contribuir para amenizar eventuais dificuldades no abastecimento até a conclusão das obras. “É fundamental que se pratique no dia a dia o uso racional da água”, disse ele.

“A ideia deste encontro foi proporcionar o diálogo entre a Sanepar e a população, colaborando para o desenvolvimento da cidade e da região dos Campos Gerais”, destacou o presidente da ACIPG Sérgio Leopoldo. Também estiveram presentes os demais membros da diretoria da ACIPG, empresários, vereadores, promotoria de justiça, secretários municipais, pessoas da comunidade e o deputado estadual Plauto Miró Guimarães.

PLANO DE INVESTIMENTOS - O diretor também anunciou que a Sanepar está desenvolvendo o estudo técnico preliminar que irá nortear o plano de investimentos para os próximos anos. “As ações da Sanepar estão voltadas para uma estruturação que permita segurança ao sistema num horizonte de muitos anos,” disse ele.

O crescimento de Ponta Grossa acima da média paranaense, a estiagem prolongada que provocou o aumento das temperaturas e o excesso de consumo de água tratada foram os fatores que levaram à implantação do rodízio por 11 dias.

 

Galeria