Notícias

EcoExpresso da Sanepar passará por sete municípios da região centro-oeste em agosto

Ônibus de educação ambiental chega à região de Guarapuava

03/08/2015

Visitantes visualizam por maquetes o cuidado com a água e a importância da preservação do meio ambiente

A população da região centro-oeste poderá conhecer e visitar o EcoExpresso Sanepar em agosto. O ônibus de educação ambiental da Companhia fará um roteiro que inclui sete municípios da região. O EcoExpresso está passando por todo o Estado desde 2014. Ele é equipado com maquete que mostra o caminho da água desde a nascente até a sua disposição final, na forma de esgoto tratado.

Quem embarca no ônibus passeia por áreas rurais e urbanas e visualiza como ocorre o processo de captação, tratamento e distribuição da água, como são feitos a coleta e o tratamento do esgoto, como são destinados os resíduos sólidos urbanos e como, em todo esse processo, ainda é possível gerar energia elétrica.

A primeira parada do EcoExpresso na região foi em Pitanga, onde mais de 450 alunos das redes municipal e estadual de ensino conheceram o ônibus. Ruan Pablo Sinhori, aluno do 6º ano do Colégio Estadual Antônio Dorigon, ficou fascinado pelas maquetes. “Eu não sabia como era para a Sanepar tratar água e esgoto, não imaginava que era tão difícil. Acho que as maquetes mostram muito bem, parece tudo muito real”, conta.

A visita dura cerca de 40 minutos e os alunos também assistem a um vídeo institucional que fala do trabalho da Sanepar. Os estudantes são orientados por um técnico em meio ambiente e por um biólogo. “Em sala de aula os assuntos são retomados pelos professores e os alunos fazem trabalhos em várias disciplinas. Eles são levados a se questionar e a repensar hábitos de consumo da água. Conhecer o EcoExpresso é muito importante para a vida pessoal e escolar das crianças”, diz a professora Oxana Demczuk, técnica pedagógica de Ciências, Biologia e Meio Ambiente do Núcleo Regional de Educação de Pitanga.

DATAS E HORÁRIOS – Nesta segunda-feira (3), o EcoExpresso atende a escolas do município de Candói. Na terça-feira (4), estará em Pinhão a partir do período da tarde e permanece na cidade durante toda quarta-feira (5).

De 7 a 16 de agosto, o ônibus estará em Guarapuava, na XIV Expogua. Na feira, o ônibus ficará junto ao estande da Sanepar e funcionará nos horários de abertura do evento: de segunda a sexta das 18h às 23h30 e aos sábados e domingos das 14h às 23h30. Nos dias úteis, na parte da tarde, o ônibus receberá exclusivamente alunos das escolas municipais e estaduais de Guarapuava.

Nos dias 19 e 20 de agosto, o EcoExpresso estará em Quedas do Iguaçu. Em Nova Laranjeiras ele estará aberto na tarde do dia 21 e na manhã do dia 24. Nos dias 25 e 26 de agosto será a vez de Laranjeiras do Sul.

Galeria

  • EcoExpresso da Sanepar passará por sete municípios da região centro-oeste em agosto
  • Alunos das escolas municipais e estaduais do Núcleo Regional de Educação de Pitanga já visitaram o ônibus
  • O aluno Ruan Sinhori, do 6º ano, não tinha ideia de como era o tratamento da água e do esgoto
  • Alunos têm uma verdadeira aula de educação ambiental e sobre o trabalho da Sanepar durante os 40 minutos da visita