Notícias

Palestra e tributo a rios são destaques na 17ª Semana de Museus

13/05/2019

Em Curitiba, Sanepar aborda tradições em saneamento e saúde em nesta edição da mobilização cultural nacional

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) preparou uma programação especial para engajar a comunidade na 17ª Semana Nacional de Museus (SNM). Os eventos agendados no Museu do Saneamento, em Curitiba, vão de 14 a 19 de maio, associando saneamento e saúde à temática “Museus como núcleos culturais: o futuro das tradições”.

Na manhã de quarta-feira (15), a partir das 8h, o coordenador da Divisão de Resíduos Sólidos do Instituto Água e Terra do Paraná (IATP), Laerty Dudas, apresenta "Reflexões sobre o passado: a trajetória do Rio Belém na cartografia curitibana". A palestra aborda a história do saneamento local, desde o início da colonização de Curitiba. As inscrições para as atividades da quarta-feira são limitadas e devem ser feitas antecipadamente pelo email canalambiental@sanepar.com.br

A seguir, às 11h, o grande rio paranaense Iguaçu será memorado em tributo musical inédito do ambientalista e engenheiro florestal Amilcar de Souza. A apresentação abordará a tradições locais de maneira leve a prazerosa, interpretando canções autorais e composições de terceiros.

O coordenador de Patrimônio Histórico da Sanepar, Junio Ferreira Lima, explica que as narrativas históricas sobre estes rios reconhecem sua importância na sociedade paranaense, há mais de 300 anos. “Com essas atividades lembramos a tradição da Sanepar em levar saneamento a todo o estado, e homenageamos os rios, que tanto fazem pela nossa vida e pela nossa saúde”, resume Junio.

Nos demais dias, o Museu do Saneamento realiza visitas guiadas de hora em hora, onde os convidados viajam pelo tempo desbravando as memórias do saneamento no Paraná. A visita não demanda agendamento prévio, mas está sujeita a lotação (máximo de 40 pessoas por horário). As atrações são totalmente gratuitas.

Mobilização - A 17ª Semana Nacional de Museus é uma campanha cultural nacional, coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), buscando evidenciar o papel dos museus como centros emanadores e receptores de práticas, costumes e pensamentos da cultura.

Nesta edição 1.114 instituições de cultura de todo o país oferecem ao público mais de 3.200 atividades especiais como mostras, palestras, oficinas, exibição de filmes, visitas mediadas, entre outras.

No dia 18 de maio comemora-se, em todo o mundo, o Dia Internacional de Museus. Criado pelo Comitê Internacional de Museus (ICOM), a data busca sensibilizar o público para a importância dos museus na sociedade, a partir de um tema específico a cada ano.

Serviço - 17ª Semana Nacional de Museus

Quando: De 13 a 19/05 – das 9h às 17h30

               Dia 15/05 – programação especial das 8h às 12h

Onde: Museu do Saneamento Sanepar

R. Eng. Antônio Batista Ribas, 151 - Tarumã, Curitiba

Inscrições gratuitas pelo e-mail canalambiental@sanepar.com.br

Galeria