Notícias

Esse será o primeiro espaço voltado às atividades de educação socioambiental em Ponta Grossa

Parceria garante a construção do Centro de Educação Socioambiental

12/12/2013

Sanepar, Prefeitura de Ponta Grossa e Rotary Internacional se unem para a implantação do espaço

O Parque Margherita Masini, em Ponta Grossa, terá um dos cinco centros de Educação Socioambiental da Sanepar, que serão implantados também em Cascavel, Maringá, Londrina e Piraquara. O lançamento do primeiro espaço voltado às atividades de educação socioambiental foi realizado na manhã desta quinta-feira (12), com a assinatura do Termo de Permissão de Uso pelo presidente da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), Fernando Ghignone, e o prefeito de Ponta Grossa, Marcelo Rangel.

Todas as unidades serão construídas de forma totalmente sustentável. Em Ponta Grossa, será possível receber, em média, 40 mil pessoas por ano. O investimento da companhia paranaense será de R$ 600 mil e o Centro de Ponta Grossa terá ainda recursos do Rotary Internacional e outros parceiros, no valor de R$ 200 mil.

“Hoje é um dia de muito orgulho, que certamente dará frutos importantes para a qualidade de vida dos paranaenses que vivem em Ponta Grossa. Este será um espaço que não terá apenas a preocupação com a conservação dos recursos naturais, mas que quer promover o exercício consciente e contínuo da reflexão sobre a preservação ambiental, será um espaço da comunidade para a educação ambiental”, afirmou o presidente da Sanepar.

SERÁ DE TODOS – O prefeito Marcelo Rangel destacou a importância da parceria que garantirá a construção da unidade de Ponta Grossa. “Através da união, vamos conquistando muitos projetos que se tornarão realidade, como este. Temos a expectativa de que, em 2014, a comunidade possa desfrutar deste espaço no Parque Margherita Masini”, disse Rangel. Ele enfatizou ainda que o Centro de Educação Socioambiental será de todos. “Convido a população para cuidar deste local, pois a responsabilidade pelos cuidados com este espaço será de todos também”, enfatizou.

O Centro de Educação Socioambiental do Parque Margherita Masini será um espaço para a sensibilização, mobilização e a reflexão da sociedade para conceitos e práticas sustentáveis, com foco na conservação dos recursos hídricos. Composto por módulos que remeterão aos três elementos - água, floresta e terra -, a própria estrutura do Centro irá utilizar materiais construtivos e tecnologias sustentáveis, servindo também como ferramenta para a educação ambiental. O projeto do Centro de Educação Socioambiental foi desenvolvido pelo Escritório Verde da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Em Ponta Grossa, as obras devem ter início em março de 2014.

DESTAQUE – Durante a assinatura do termo de uso, também foi destacado o importante trabalho desenvolvido pela Sanepar, em parceria com a Universidade Livre do Meio Ambiente (Unilivre), Secretaria de Estado da Educação (Seed) e Prefeituras Municipais, para a realização do projeto Sustentabilidade: da Escola ao Rio, realizado em 23 escolas públicas do Paraná. Em Ponta Grossa, o projeto está sendo desenvolvido pelo Curso Técnico em Meio Ambiente do Colégio Estadual Polivalente, que monitora a bacia hidrográfica do Arroio Madureira.

O projeto está sendo realizado em 20 cidades do Paraná com o objetivo de disseminar o conceito de sustentabilidade e estimular discussões sobre a qualidade e conservação dos recursos hídricos. Para isso, alunos da rede estadual participam do monitoramento da qualidade da água dos rios que compõem as bacias hidrográficas em que as escolas estão inseridas e participam de várias atividades, como palestras, visitas técnicas, caminhadas ecológicas, plantio de mudas e mutirões de limpeza.

Galeria

  • Esse será o primeiro espaço voltado às atividades de educação socioambiental em Ponta Grossa
  • As obras têm início previsto para março de 2014
  • O prefeito Marcelo Rangel recebeu da Sanepar a maquete representativa do Centro de Educação Socioambiental
  • Fernando Ghignone, Marcelo Rangel, Péricles Weber, Luiz Scorsin e Antonio Hallage