Notícias

Passeio ciclístico mobiliza Curitiba pelo Dia Mundial sem Carro

19/09/2019

Recomendada para todas as idades, atividade é gratuita e dispensa inscrição prévia

Em 22 de setembro, cidades do mundo todo realizam atividades em defesa do meio ambiente e da qualidade de vida urbana, mobilizando-se pelo Dia Mundial Sem Carro. Em Curitiba, a data será marcada pelo 3o. Passeio Ciclístico da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Detran-PR, em conjunto com o Conselho Paranaense de Ciclomobilidade (Conciclo), com apoio e participação da Sanepar. 

A concentração se inicia às 9h de domingo (22), em frente à Superintendência da PRF, no cruzamento da Linha Verde com a Comendador Franco (Av. das Torres). O circuito de cerca de 7 km por grandes vias da capital terá escolta e acompanhamento de equipe de resgate, garantindo diversão e segurança para todas as idades.

Ao final do passeio haverá oficinas de educação para o trânsito, exposição e sorteio de brindes entre participantes.

O evento, que também integra a programação da Semana Nacional de Trânsito, é gratuito e não exige inscrição antecipada. Os participantes são convidados a doar 1 kg de alimento não perecível ou produto de higiene e limpeza que depois será entreuge à APACN – entidade que atende crianças e adolescentes com câncer em Curitiba.

Nova experiência - O objetivo do evento é estimular a reflexão sobre a dependência em relação ao carro ou moto. A ideia é fornecer uma experiência, ao menos neste dia, de mobilidade alternativa, permitindo às pessoas descobrirem outras possibilidades de locomoção e de vivência na cidade.

“Transporte público, bicicleta e mesmo a caminhada são opções saudáveis e cidadãs, que contribuem com o meio ambiente, com a saúde e até com a locomoção dos que realmente necessitam utilizar o carro como idosos, gestantes, famílias com crianças pequenas, pessoas com necessidades especiais. Até a prática de carona solidária já tem significativo impacto nesse contexto”, explica Murilo Wenzel Luiz, representante da Sanepar no Conciclo.

Conciclo - O Conselho Paranaense de Ciclomobilidade é o grupo responsável por elaborar propostas de Políticas Públicas para viabilizar o cumprimento das ações elencadas no Programa Paranaense de Ciclomobilidade (Cicloparaná). Instituído pelo Decreto Estadual nº 1517/2015, o Programa desenvolve ações para consolidar a bicicleta como meio de transporte, de lazer e prática esportiva no Estado do Paraná. O intuito é fomentar cidadania, saúde, segurança viária, educação no trânsito e, ainda, estimular o turismo sustentável no Estado.

Serviço

3º Passeio Ciclístico PRF - Curitiba

Domingo, 22 de setembro de 2019

Local: Linha Verde x Avenida das Torres

9h – Concentração

10h – Largada

Mais informações: https://www.prf.gov.br/agencia/passeio2019

Galeria