Notícias

Pavimentação de estrada em Piraquara contribui para qualidade da água

02/04/2019

Foi entregue segunda-feira pavimentação da estrada de Nova Tirol que vai beneficiar agricultores e fomentar o turismo

Foi entregue no fim da tarde desta segunda-feira (1.o) a obra de pavimentação da estrada rural Nova Tirol, que faz a ligação do centro de Piraquara até a Colônia Santa Maria. Com valor total em torno de R$ 3,8 milhões, a pavimentação foi feita com recursos da Sanepar, da Secretaria do Estado da Agricultura e da Prefeitura de Piraquara. A entrega da obra, em solenidade realizada em Piraquara, teve a participação do governador Carlos Massa Ratinho Junior, do diretor-presidente da Sanepar, Claudio Stabile, do prefeito de Piraquara, Marcus Tesseroli, e de outras autoridades.

Com extensão de cerca de 6 km e largura de 7 m, a estrada foi pavimentada com paralelepípedo. Centenária, ela é o principal meio de acesso a pontos turísticos do município. Além de beneficiar cerca de 200 agricultores, de melhorar a qualidade de vida dos moradores da Colônia Santa Maria e de fomentar o turismo, a pavimentação vai contribuir para a qualidade da água do Reservatório Piraquara II, responsável pelo abastecimento de 40% de Curitiba e Região Metropolitana.

O governador Ratinho Junior falou do benefício para potencializar o turismo na região. “É a forma mais barata de gerar empregos e renda à população”, disse o governador. Ele também destacou a importância de Piraquara para o abastecimento público de toda a região. Foram anunciadas também obras de pavimentação e drenagem de ruas da cidade. 

O presidente da Sanepar afirmou que os três reservatórios na área do município que abastecem a região podem limitar o avanço econômico de Piraquara. “Uma das missões da Sanepar é contribuir para qualidade de vida, quando a Sanepar capta e trata água, coleta e trata esgoto, ela leva saúde à população. E ações como essa apontam novos caminhos para que o município tenha uma compensação pela preservação de seus mananciais”, afirmou.

O secretário da Agricultura, Norberto Ortigara, explicou que o pavimento utilizado na estrada permite a infiltração da água da chuva, evitando erosões e a contaminação da bacia hidrográfica. “Os paralelepípedos são uma solução de baixo custo e evita o assoreamento da represa Piraquara II”, afirmou. “É uma obra que vai ajudar os produtores, ampliar o turismo e facilitar a vida de quem mora aqui. Uma solução decidida em conjunto com a comunidade."

Para o prefeito Marcus Tesseroli, esta obra era um sonho tido como inimaginável para os moradores. “Piraquara é um município lindo graças à natureza, e estamos trazendo investimentos em infraestrutura que vão tornar nosso município ainda melhor para todos.”

Também estava presente do secretário executivo do Comitê Gestor do Reservatório Piraquara II, Joaquim Severino, que disse que a pavimentação era antiga reivindicação dos moradores e foi uma conquista para todos. Participaram também os diretores da Sanepar Júlio Gonchorosky (Meio Ambiente) e Toco Zanetti (Comercial); o gerente da Região Metropolitana Antônio Carlos Gerardi e a gerente de Recursos Hídricos Ester Assis Mendes; o secretário estadual de Desenvolvimento Urbano, João Carlos Ortega; o deputado federal Luizão Goulart; o deputado estadual Hussein Bakri; os presidentes da Comec, Gilson de Souza, e da Emater, Natalino Avance de Souza; e a prefeita de Colombo, Beti Pavin.

Galeria