Notícias

Stabile: obras devem gerar mais empregos e trazer novas empresas

Pérola terá sistema de coleta e tratamento de esgoto

25/10/2019

Sanepar vai construir estação de tratamento e implantar 56 km de rede coletora

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) vai implantar coleta e tratamento de esgoto em Pérola, no Noroeste do Estado. O projeto da obra foi apresentado nesta quinta-feira (24) pelo diretor-presidente da empresa, Claudio Stabile, e pelo diretor de Investimentos, Joel de Jesus Macedo, ao prefeito Darlan Scalco, secretários municipais, vereadores e representantes da sociedade civil. Também participaram da apresentação os gerentes da Sanepar Sergio Portela (Geral Noroeste), Marcelo Dias (Projetos e Obras Noroeste) e Carlos Henrique Gonçalves (Regional de Umuarama).

De acordo com o projeto, será construída uma estação de tratamento de esgoto (ETE), a ETE Palmital, com capacidade para tratar 30 litros de esgoto por segundo. Também serão implantados 56 km de rede coletora, mais de 10 km de tubulação e 2.800 ligações prediais. A obra deve atender inicialmente cerca de 10 mil moradores. A previsão é de que os trabalhos sejam iniciados no primeiro semestre de 2020 e concluídos no prazo de dois anos.

Para as obras, os investimentos previstos devem ser entre R$ 20 milhões e R$ 30 milhões. O valor exato será definido após a licitação. Para o presidente da Sanepar, a obra irá levar mais do que qualidade de vida para os moradores. "Pérola já tem 100% da população urbana abastecida com água potável e agora terá 65% de coleta, sendo tratado 100% desse esgoto. Isso vai reverter em mais saúde para a população", disse.

Stabile também destacou que a execução das obras de esgoto devem gerar mais empregos e trazer novas empresas para Pérola, devido à infraestrutura em saneamento.

O prefeito avalia que esta será a obra mais importante para o município. "Esgoto é saúde. A cada um real investido em rede de esgoto, quatro são economizados em gastos com saúde", ressaltou. Scalco agradeceu à Sanepar e disse que o anúncio desta obra era muito esperado por toda a população. "Com esta obra nós estamos abrindo as portas para o desenvolvimento e mais qualidade de vida. O momento é de muita alegria para toda a cidade."

Galeria

  • Stabile: obras devem gerar mais empregos e trazer novas empresas
  • População recebeu informações sobre a execução e importância das obras
  • Prefeito frisou que a rede de esgoto vai garantir mais saúde para a população
  • Diretor de investimentos explicou as etapas para realização das obras