Notícias

Nos bairros, o trabalho é realizado durante o dia

Pesquisa de vazamentos evita desperdício de água

11/06/2015

Manutenção preventiva será feita em toda a extensão de rede da cidade

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) em Foz do Iguaçu está percorrendo as ruas da cidade em busca de vazamentos, ocultos e aparentes, na rede de distribuição de água. Este é um trabalho permanente da empresa que pretende diminuir o desperdício de água causado por vazamentos e por roubo de água tratada. Até o final do ano, mais de 1000 km de redes de água serão verificadas na cidade. "Com este trabalho, além de contribuir para reduzir o índice de perdas no sistema, a Sanepar pretende garantir maior oferta de água para a população", explica o gerente regional da empresa em Foz do Iguaçu, Rodrigo Becker.

O índice de perdas é o principal indicador do setor de saneamento e leva em conta vários fatores e critérios. Na Sanepar, as atividades voltadas à gestão de perdas, que integram o programa de ações contínuas, têm prioridade. Em 2014, a Companhia conquistou o seu menor índice de perdas por ligação de água. Ele foi de 226,91 litros/ligação/dia. Deste total 159,77 litros/ligação/dia foram decorrentes de vazamentos.

No ano passado, a pesquisa em Foz do Iguaçu mostrou resultados positivos com a localização e conserto dos vazamentos ocultos. A maior parte, 56%, ocorreu em ramais, tubulações que fazem a ligação entre a residência e a rede principal. Também foram identificadas fraudes e vazamentos em conexões. Segundo o coordenador de redes de Foz do Iguaçu, Luiz Aparecido Spósito, este trabalho contínuo vai permitir que se crie o histórico de cada região, auxiliando na identificação dos pontos onde há necessidade de substituição de tubulações.

COMO É FEITO – Quando há vazamento, a água emite um som característico que pode ser identificado por meio de um aparelho denominado geofone. Este aparelho é semelhante ao estetoscópio utilizado pelos médicos. O trabalho dos técnicos da empresa contratada pela Sanepar consiste em "escutar" a rede de água à procura de vazamentos não visíveis.

Enquanto um técnico caminha pela rua com o geofone, “ouvindo a rede de água”, os outros membros da equipe utilizam equipamento mais simples (stick), para ouvir todos os cavaletes das residências. Quando é identificado o vazamento, a rua é sinalizada para que outra equipe efetue o conserto.

Por causa do barulho, que interfere na escuta, a pesquisa é realizado em dois períodos. Na região central da cidade é executada à noite, quando o movimento de pessoas e de veículos é menor. Nos bairros, onde o movimento na rua é pequeno, o trabalho é realizado durante o dia.

 

Galeria

  • Nos bairros, o trabalho é realizado durante o dia
  • Nos bairros, o trabalho é realizado durante o dia