Notícias

Pesquisadores apresentam estudos em saneamento

22/10/2015

As pesquisas foram desenvolvidas por universidades, com patrocínio da Sanepar e da Fundação Araucária

A Companhia de Sanemento do Paraná (Sanepar) apresentou nesta quinta-feira (22), em Curitiba, os resultados da primeira fase do Programa Paranaense de Pesquisa em Saneamento (PPPSA). As pesquisas foram desenvolvidas por universidades, com patrocínio financeiro da Sanepar e da Fundação Araucária.

As pesquisas, que receberam investimento de R$ 300 mil, foram selecionadas no edital lançado em 2013 e previam um ano de investigação científica em projetos previamente identificados como necessidades da Sanepar na busca por soluções para os processos de água, esgoto e resíduos sólidos.

Neste seminário de apresentação dos resultados do trabalho dos pesquisadores estamos dando um excelente exemplo para o Brasil de integração entre a universidade e a empresa. Esta aproximação da academia com a Sanepar é muito importante para que os projetos sejam aplicados e dêem respostas aos desafios do saneamento”, disse o gerente da Assessoria de Pesquisa e Desenvolvimento da Sanepar, Charles Carneiro.

O PPPSA está com outro edital em andamento, ele terá dois anos de duração e serão investidos recursos de cerca de R$ 1 milhão. Em ambos os editais a Sanepar aporta 50% do investimento e a Fundação Araucária os outros 50%. O diretor científico da Fundação Araucária, Nilceu Jacob Deitos, destacou que os recursos aplicados na parceria com a Sanepar foram muito bem investidos, com resultados práticos e “ampla utilização nas estruturas da Sanepar.”

As pesquisas contempladas no primeiro edital foram desenvolvidas pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade Técnológica Federal do Paraná (UTFPR) e pelas universidades estaduais de Maringá, de Londrina e de Ponta Grossa. Os trabalhos e seus resultados, apresentados no seminário, compõem o livro Tecnologias Potenciais para o Saneamento – Produto da Integração Universdade-Empresa, lançado ao final do seminário.

Galeria