Notícias

Plantio de mudas marcou Dia da Árvore na Região Metropolitana de Curitiba

Plantio no entorno do Reservatório do Iraí marca Dia da Árvore

21/09/2020

Ação desenvolvida pela Sanepar, Governo do Estado, Prefeitura e IAT visa preservação ambiental

 

Nesta segunda-feira (21),  em que se comemora o Dia da Árvore, a Sanepar, a Secretaria do Estado de Desenvolvimento Sustentável, o Instituto Água e Terra (IAT) e a Secretaria de Meio Ambiente do Município de Pinhais fizeram o plantio de 31 espécies de árvores nativas às margens da Represa do Rio Iraí, no Parque das Nascentes, em Pinhais.

Outra área da Sanepar, de quatro hectares, nas margens do Rio Timbu, importante afluente da Represa do Iraí, também está sendo preparada para o plantio, totalizando quatro  mil mudas em torno do reservatório.

No total, serão plantadas em todo o Estado mais de 500 mil mudas em 500 hectares. “O plantio de hoje mostra de forma simbólica a recuperação do equivalente a mil campos de futebol. É uma grande ação de preservação e recuperação da área vegetal no Estado”, disse o secretário de Desenvolvimento Sustentável, Marcio Nunes.

O diretor de Meio Ambiente da Sanepar, Julio Gonchorosky, destacou que toda área de floresta é extremamente importante para a manutenção do recursos hídricos por elevar o lençol freático. Plantar árvore também é plantar água”, disse o diretor. O plantio de espécies nativas no Parque das Nascentes contribui para a atividade de educação socioambiental que já é feita no local pela Sanepar.  “Estão sendo plantados representantes da flora nativa do Paraná, como pitanga, erva-mate e cedro, para que as pessoas conheçam na natureza o que já consomem.”

O presidente do IAT, Everton Souza, também ressaltou a importância do plantio na área da Bacia do Iraí sobretudo em função da crise hídrica que afeta o Paraná. “Esse plantio na maior bacia da Região Metropolitana, que hoje sofre com a estiagem, dá a conotação da recuperação ambiental no entorno dos reservatórios para auxiliar na produção de água.”

Galeria

  • Plantio de mudas marcou Dia da Árvore na Região Metropolitana de Curitiba
  • Julio Gonchorosky e Marcio Nunes plantam muda de árvore
  • Everton Souza e Marcio Nunes plantam árvore no entorno do Iraí
  • Diretor de Meio Ambiente com equipe de educação socioambiental da Sanepar
  • Plantio de mudas no Dia da Árvore