Notícias

Presidente Mounir Chaowiche conversou com bispos de todo o Estado na Assembleia de Bispos do Paraná, em Guarapuava, nesta terça

Presidente da Sanepar participa da Assembleia dos Bispos do Paraná

15/03/2016

Mounir Chaowiche falou de saneamento básico, tema ligado à Campanha da Fraternidade 2016

Mais de 20 bispos diocesanos e eméritos de todo o Estado estão reunidos em Guarapuava para a Assembleia dos Bispos do Paraná. Um dos assuntos do encontro é a Campanha da Fraternidade 2016, cujo tema, “Casa comum: responsabilidade de todos”, está diretamente relacionado ao trabalho da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar). Para falar sobre o trabalho da empresa e como ela pode se envolver na campanha, o presidente da Companhia, Mounir Chaowiche, reuniu-se com os bispos na manhã desta terça-feira (15). Ele estava acompanhado do diretor de Meio Ambiente e Ação Social, Glauco Requião, do diretor de Relações com Investidores, Ney Caldas, e de gerentes e coordenadores da Sanepar na região.

Chaowiche apresentou aos bispos como está distribuída a estrutura da Sanepar no Estado e os investimentos previstos e que já estão sendo feitos, nas áreas de água e de esgotamento sanitário. “Num país onde mais de 40 milhões de pessoas não têm acesso à água tratada, a Sanepar se orgulha de poder levar água tratada a 100% de seus clientes”, disse.

Durante o encontro, o presidente citou a média de coleta de esgoto do Brasil, que é de 48%, e lembrou que parte desse efluente não passa por tratamento. “O nosso índice no Estado é de quase 67% e todo o esgoto coletado é tratado. É um percentual muito bom, mas estamos cientes do nosso desafio de aumentá-lo, rumo à universalização”, destacou. Chaowiche destacou que, entre as 11 cidades com os melhores índices de saneamento no país, cinco são do Paraná.

PARCERIA – Após a apresentação, Mounir Chaowiche respondeu a perguntas das autoridades clérigas e ouviu propostas que podem levar a parcerias e trabalhos conjuntos entre a Sanepar e as dioceses. “Queremos colocar à disposição a nossa estrutura, especialmente humana, para trabalharmos juntos e colaborarmos com a Campanha da Fraternidade deste ano”, ressaltou.

Arcebispo Metropolitano de Curitiba, Dom José Antonio Peruzzo citou que já existem, na capital, ações da Igreja com apoio da Sanepar para a destinação correta do óleo de cozinha. “Com base nisso, queremos o apoio da Companhia para ampliar esse trabalho”. O presidente Mounir Chaowiche comprometeu-se em ampliar as ações de conscientização. “Vamos fazer um processo em conjunto, Sanepar e igrejas, para a coleta desse óleo. Não tenho dúvidas de que poderíamos estar avançando mais, principalmente num processo educativo das comunidades, e a Igreja também pode nos ajudar nesse sentido”.

“Todos estamos abertos a todo tipo de parceria porque nosso objetivo é o bem comum, da comunidade”, enfatizou o bispo da diocese de São José dos Pinhais, Dom Francisco Carlos Bach. O bispo diocesano de Cornélio Procópio, Dom Manoel João Francisco, lembrou que a Campanha da Fraternidade é ecumênica e envolve várias igrejas cristãs em torno da conscientização em relação às ações para combater a degradação ambiental. A Assembleia de Bispos do Paraná se encerra nesta quarta-feira (16).

 

 

 

 

Galeria

  • Presidente Mounir Chaowiche conversou com bispos de todo o Estado na Assembleia de Bispos do Paraná, em Guarapuava, nesta terça
  • Presidente falou sobre a estrutura da empresa, investimentos em água e esgoto e a relação com o tema da Campanha da Fraternidade
  • Bispos fizeram perguntas ao presidente da Companhia e propuseram ações e parcerias entre a Sanepar e as dioceses e paróquias
  • Presidente Mounir Chaowiche, durante Assembleia de Bispos do Paraná, em Guarapuava