Notícias

Presidente da Sanepar vistoria obras em Ponta Grossa

Presidente da Sanepar vistoria obras de esgoto em Ponta Grossa

21/03/2016

Em ampliação, a Estação de Tratamento Gertrudes, no bairro Shangrilá, terá a capacidade dobrada

O presidente da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), Mounir Chaowiche, visitou na sexta-feira (18) as obras de ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Gertrudes, instalada no bairro Shangrilá, em Ponta Grossa. Com investimento de R$ 1.777.000,00, as obras, iniciadas em setembro do ano passado, devem ser concluídas ainda neste ano.

Em operação desde 2003, a estação trata o esgoto gerado em cerca de 7 mil imóveis localizados na bacia hidrográfica do Arroio Gertrudes. Depois de ampliada, a estação terá a capacidade dobrada, passando de 30 para 60 litros por segundo. “Esta ampliação permitirá no futuro atender mais 7 mil famílias, que passarão a ter seu esgoto coletado e tratado adequadamente”, afirma Mounir.

A região teve grande crescimento populacional nos últimos anos, com a instalação de novos conjuntos habitacionais e loteamentos. Com as obras, a Sanepar está se preparando para continuar acompanhando a expansão da cidade. “Isso para nós é uma satisfação e demonstra efetivamente a determinação da Sanepar em continuar investindo em Ponta Grossa”, disse ele.

O presidente reforça ainda que Ponta Grossa é uma das cidades com os melhores índices em saneamento do Brasil, ocupando a 10ª posição entre as cem maiores, de acordo com o ranking divulgado pelo Instituto Trata Brasil na semana passada. Outros municípios paranaenses atendidos pela Sanepar também estão no ranking – Londrina (2º), Maringá (4º), Curitiba (11º), Cascavel (18º), Foz do Iguaçu (33º) e São José dos Pinhais (49º).

As obras em andamento incluem a ampliação da capacidade da ETE Gertrudes e a sua recuperação estrutural. Está sendo construído mais um reator anaeróbio de lodo fluidizado (Ralf), um filtro biológico aeróbio, um decantador, interligações hidráulicas, drenagem, 9 leitos de secagem, 2 quilômetros de emissários, 4 travessias e urbanização. Também estão sendo reformados o desarenador e três estações elevatórias existentes. “Esta obra mostra claramente o compromisso do governo do Estado em investir em saneamento. Enquanto o país está com dificuldades, com investimentos ínfimos que não atendem à demanda para a universalização do saneamento, no Paraná temos um amplo programa em andamento. Agimos com iniciativa e com parceria, trazendo soluções para os municípios”, completa Chaowiche.

Na vistoria, Mounir foi acompanhado dos gerentes da Sanepar Antonio Carlos Gerardi (Gerente Geral da Região Sudeste), Jeanne Schmidt Saldanha (Projetos e Obras) e Marcos Roberto Santos (Regional de Ponta Grossa), e ainda pelo engenheiro responsável pela obra Diógenes Verges e equipe da Sanepar.

Galeria

  • Presidente da Sanepar vistoria obras em Ponta Grossa
  • Capacidade de atendimento da Estação será duplicada
  • As obras da Sanepar incluem a ampliação da capacidade da ETE Gertrudes e a sua recuperação estrutural