Notícias

Produção de água aumentou 70% em comparação com os dias normais

Produção de água no Litoral nos primeiros dias do verão foi 70% maior do que demanda fora da temporada

06/01/2021

Empenho dos empregados e investimentos em no sistema de abastecimento garantem maior conforto aos veranistas

Nos primeiros dias do verão, a Sanepar produziu no Litoral 803 milhões de litros de água, uma média diária de 61,7 milhões de litros, no período de 22 de dezembro a 3 de janeiro. Isso equivale a cerca de 70% a mais do que a produção média diária fora da temporada. No dia 31 de dezembro, a produção atingiu o pico, com 81,8 milhões de litros. Em comparação com o mesmo período do fim de 2019 e início de 2020, houve uma queda de 15,84% na produção de água, devido ao menor fluxo de pessoas.

Mesmo que tenha diminuído o número de veranistas devido à pandemia, a Sanepar continua operando bem acima da demanda fora da temporada. Além dos investimentos nos sistemas de abastecimento, a Companhia exige maior empenho e dedicação da equipe de empregados tanto na área operacional como no atendimento ao cliente.

Nos últimos anos, a Companhia investiu mais em armazenamento e distribuição de água, aumentando a capacidade das redes de distribuição, melhorando reservatórios já existentes e implantando novos.

Para esta temporada, a Sanepar adotou um sistema de reservatórios modulares, que irão atender em períodos de maior demanda, como no Carnaval e outros feriados ao longo do ano. Foram instalados dois que atendem prioritariamente as áreas distantes das estações de tratamento de água, no final das redes de distribuição, nos balneários de Ipanema, em Pontal do Paraná, e o bairro Mirim, em Guaratuba. “São equipamentos móveis, do tipo container, que podem ser reabastecidos com caminhão-pipa e têm conjuntos moto-bombas que pressurizam melhor a rede”, afirma o gerente regional do Litoral, Luiz Cláudio Pereira.

Os locais de instalação foram definidos conforme as demandas mais altas apresentadas nos últimos anos, durante as temporadas de verão de 2017 a 2019.  Cada reservatório tem capacidade para armazenar 70 mil litros de água. Para os próximos verões, esse sistema de reservação pode ser ampliado. “O resultado tem sido bastante positivo, principalmente nas regiões mais afetadas com o aumento da população flutuante”, disse o gerente.

A Sanepar também deixa de prontidão 29 geradores de energia elétrica ao longo do Litoral, que garantem o funcionamento dos sistemas, em caso de queda no fornecimento da rede de energia rede elétrica.

Galeria

  • Produção de água aumentou 70% em comparação com os dias normais