Notícias

Participantes em frente ao Memorial do Rio Iguaçu, no encerramento do curso

Profissionais da África, Caribe e América Latina participaram de curso na Sanepar

09/03/2020

Treinamento fez parte da agenda diplomática oficial do Brasil para disseminar boas práticas de gestão e inovação em saneamento

Com a participação de 15 profissionais da área do saneamento de cinco diferentes países, foi encerrado no sábado o treinamento internacional “Boas Práticas de Gestão e Inovação na Operação de Sistemas de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário”. Realizado de segunda a sábado, em Curitiba, os participantes conheceram processos de água, de esgoto e de inovação tecnológica, com conteúdo teórica e visitas técnicas. Participaram do encerramento o representante sênior da Jica no Brasil, Shinji Sato, e o gerente de Pesquisa e Inovação da Sanepar, Gustavo Possetti, que coordendou o curso.

O curso fez parte do Programa de Treinamento para Terceiros Países (TCTP), dentro da agenda oficial de diplomacia do Brasil, com participação da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), do Ministério das Relações Exteriores, e da Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica). Para sediar o curso, a Sanepar concorreu em edital aberto pelo Ministério das Relações Exteriores e foi selecionada pela excelência de seus serviços.

O coordenador da ABC, Wófsi Yuri, explicou que a Agência tem procurado diversificar as ações de cooperação internacional do Brasil e ampliar “a promoção internacional de instituições brasileiras de excelência, como é o caso da Sanepar, que se beneficiam tanto pelo intercâmbio de suas experiências com outros países quanto por trazerem novos conhecimentos e motivação a seus profissionais ao superar os desafios da atuação em novos contextos e realidades”.

Para o diretor-presidente da Sanepar, Claudio Stabile, essa cooperação é importante para a Companhia. “Somos uma empresa cinquentenária, com índices de excelência no setor e estamos em constante processo de aprimoramento. Foi uma oportunidade de compartilhar conhecimento para além do Brasil”, afirma.

PARTICIPANTES – Vieram engenheiros, gestores e técnicos de instituições ligadas ao saneamento nos países de Cabo Verde, El Salvador, Paraguai, Peru e São Tomé e Príncipe. Eles foram selecionados em um processo que avaliou a formação, a experiência e as possibilidades de aplicação dos conhecimentos do curso naqueles países.

De Cabo Verde, na África, vieram os engenheiros Joaquim Lima Lopes e Graciete Monteiro Vaz Silva, além do tecnólogo Mário Galvão Lopes. Joaquim é consultor do Projeto de Desenvolvimento de Sistemas de Abastecimento de Água na Ilha de Santiago, capital de Cabo Verde. Graciete é assistente técnica na Agência Nacional de Água e Saneamento de Cabo Verde (Anas) e Mário trabalha no Ministério da Agricultura e Ambiente na Ilha do Fogo.

Da África, também vieram representantes de São Tomé e Príncipe: o técnico em hidráulica Abel dos Ramos Esperança Vila Nova, a mestranda Helcikia Franca Almeida Santos e o engenheiro Sidney do Rosário Costa. Abel é diretor de Água na Empresa de Água e Eletricidade (Emae), Helcikia é responsável técnica pelo Departamento de Salubridade e Saneamento na Câmara Distrital de Me Zóchi e Sidney atua no Centro de Investigação Agrícola e Tecnológica, sendo também professor em seu país.

Representando El Salvador, na América Central, participa o engenheiro civil José Carlos Revelo Vidaurre, coordenador técnico da Administração Nacional de Aquedutos e Esgotos (Anda) daquele país.

Pela América Latina, profissionais do Paraguai e do Peru estão participando do treinamento. Do Serviço de Água Potável e Esgotos de Lima (Sedapal), no Peru, vieram os engenheiros sanitaristas Edison Vargas Davila, especialista em Planejamento Físico, e Rafael Francois Rojas Ramos, especialista em Operação e Manutenção. O engenheiro mecânico Ivan Rodrigo Oporto Jimenez, consultor da Empresa Municipal de Água e Esgoto de Quillamba, e o engenheiro civil José Alex Vasquez Calderón, especialista em Supervisão na Superintendência Nacional de Serviços de Saneamento, também representam o Peru.

Participaram ainda empregados da Empresa de Serviços Sanitários do Paraguai (Essap): o engenheiro civil Panfilo Alejandro Amarilla Falcon, chefe da Unidade de Manutenção de Redes de Assunção; o bacharel em ciências Harald Guth Valenzuela, chefe do Departamento de Telecomunicações; e Diana Beatriz Britez Scolari, mestre em Administração Educacional, especialista social e consultora na elaboração de um plano para resgate e recuperação da reserva ecológica do Banco San Miguel e da Bahia de Assunção. Também pelo Paraguai, participa a engenheira eletromecânica Lourdes Rossana Concepción Ortiz Garay, secretária de Meio Ambiente de Boquerón.

PROFISSIONAIS DA SANEPAR - A capacitação ficou a cargo dos profissionais da Sanepar. Eles abordaram desde a gestão de bacias hidrográficas até a eficiência energética para sistemas de saneamento. Os participantes visitaram a Estação de Tratamento de Água (ETA) Iguaçu, o Laboratório de Medidores, o Centro de Controle Operacional, o Sistema Passaúna – uso de placas de energia solar na captação, a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Padilha Sul, acompanharam atividade de telediagnóstico de rede de esgoto, ETE Belém, CS Bionergia, Mananciais da Serra (Reservatório do Carvalho) e o sistema de geração hidroenergética.

PARCERIAS - Atualmente, além da parceria com a ABC e a Jica, a Sanepar mantém relações com instituições da Alemanha, Coreia do Sul, Estados Unidos, Holanda, Japão, México, Paraguai, Portugal, Suécia e Reino Unido. “Por meio dessas parcerias a Sanepar fortalece sua atuação em rede, conseguindo acessar, direta e indiretamente, recursos internacionais para o desenvolvimento de projetos inovadores. Essa união de esforços promove a complementariedade de conhecimento, alcançando mais rapidamente e com maior confiabilidade os avanços tecnológicos de interesse comum”, explica Gustavo Possetti.

Galeria

  • Participantes em frente ao Memorial do Rio Iguaçu, no encerramento do curso
  • Em visita técnica à ETE Belém, conheceram detalhes do tratamento de esgoto
  • Em visita técnica à ETE Belém, conheceram detalhes do tratamento de esgoto
  • No Reservatório Aeroporto, visitantes viram sistema de geração de energia elétrica a partir da força hidráulica
  • Na CS Bioenergia, conheceram a transformação de lodo de esgoto e resíduos orgânicos em energia elétrica
  • Na CS Bioenergia, conheceram a transformação de lodo de esgoto e resíduos orgânicos em energia elétrica
  • Na CS Bioenergia, conheceram a transformação de lodo de esgoto e resíduos orgânicos em energia elétrica