Notícias

Programa incentiva instalação de caixas d’água para famílias carentes

Programa incentiva instalação de caixas d’água para famílias carentes

01/11/2017

Estudo da Sanepar aponta que faltam reservatórios de água em 20% das residências

O projeto-piloto do programa Caixa D’Água, desenvolvido pela Secretaria da Família e Desenvolvimento Social, em parceria com a Sanepar, vai atender 499 famílias, de nove municípios prioritários do programa Família Paranaense. Na fase seguinte, a intenção é levar o programa para cerca de 20 mil famílias em situação de pobreza, em todo o Paraná.
As famílias receberão auxílio financeiro para investir na mão de obra necessária à instalação de caixas d’água. “Muitos não têm como armazenar água, o que prejudica o abastecimento em momentos de eventuais manutenções da rede pública”, explica a coordenadora do programa Família Paranaense, Letícia Reis. “O acesso à água é um item básico para garantir a saúde e a qualidade de vida”, completa.
Os materiais serão fornecidos pela Sanepar e caberá às prefeituras distribuir os kits às famílias que se enquadram nos critérios do projeto. As famílias foram selecionadas com base no levantamento da Sanepar e da SEDS. O estudo indica que a cada cinco casas paranaenses uma não tem caixa d’água. Entre a população com renda mensal abaixo de R$ 1,3 mil, a falta é ainda mais comum e é observada em 30% das casas.
SELEÇÃO – Para a seleção das famílias, foram escolhidas aquelas que cumpriam com os critérios do programa, como estar inserida no benefício da tarifa social, receber até meio salário mínimo e residir em área urbana com abastecimento de água pela Sanepar. “Esse desdobramento do programa Família Paranaense traz mais uma possibilidade de melhoria das condições de vida das famílias”, destaca Letícia.
O diretor de Investimentos da Sanepar, João Martinho Cleto Reis Junior, explica que o objetivo é que as famílias executem o projeto para que tenham garantida a continuidade no abastecimento. “A Sanepar fará treinamento, orientação de consumo e capacitação para execução do serviço”, destaca o diretor.
Segundo a coordenadora do Família Paranaense, isso também é uma forma de fazer com que as famílias se capacitem e possam, no futuro, prestar serviço para outras famílias e gerar renda.
Um dos municípios beneficiados é Nova Laranjeiras, que já atendeu 124 famílias pelo Família Paranaense. “Em nosso município, o programa Família Paranaense foi excelente. Conseguimos melhorar a qualidade de vida das pessoas que fazem parte do programa. Com o benefício da caixa d’água, as famílias poderão ter mais segurança no abastecimento”, avalia.
MUNICÍPIOS – O Família Paranaense dá prioridade aos municípios com baixo índice de desenvolvimento humano (IDH). Os municípios contemplados com o projeto-piloto são: Diamante do Sul, Espigão Alto do Iguaçu, Guaraniaçu, Laranjeiras do Sul, Marquinho, Nova Laranjeiras, Quedas do Iguaçu, Rio Bonito do Iguaçu e Virmond.

Galeria

  • Programa incentiva instalação de caixas d’água para famílias carentes