Notícias

Primeira família a receber reservatório pelo Programa Caixa-d'Água é a da dona Roseli, de Virmond

Programa Caixa-d'Água é lançado em Guaraniaçu e Virmond

02/03/2018

Programa vai beneficiar 9 mil famílias carentes em 142 municípios do Paraná

Para evitar que famílias fiquem sem água durante serviços de manutenção e melhorias no sistema de abastecimento, a Sanepar, a Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social (SEDS) e prefeituras lançaram nessa sexta-feira (2) o Programa Caixa-d'Água Família Paranaense. O lançamento foi feito pelo diretor de Investimentos da Sanepar, João Martinho Cleto Reis Júnior, e pelos prefeitos Osmário Portela, de Guaraniaçu, e Neimar Granoski, de Virmond.

No total, serão beneficiadas cerca de 9 mil famílias em situação de vulnerabilidade em 142 municípios do Estado, classificados como prioritários pelo programa Família Paranaense por apresentarem baixo índice de desenvolvimento humano. As famílias selecionadas vão receber o reservatório, o encanamento, a estrutura metálica e recursos financeiros para fazer a instalação.

Nas duas primeiras cidades a serem contempladas, Guaraniaçu e Virmond, o programa vai atender 144 famílias. Até 2020, a Sanepar deve investir cerca de R$ 50 milhões na aquisição e na distribuição dos reservatórios e da estrutura necessária para a sua instalação.

O diretor da Sanepar afirmou que este programa não representa apenas um avanço na relação da Companhia com os usuários, mas um grande avanço da política social e de saneamento no Estado. “Há um grande interesse e comprometimento da SEDS em atender essas famílias, e a Sanepar prontamente firmou parceria também com os municípios. Em ocasiões de visitas a muitas famílias, verificou-se a extrema carência que as impedia de adquirir uma caixa-d'água. Isso as deixava imediatamente desabastecidas nos eventuais reparos no sistema, mesmo que fosse por algumas horas. Com a caixa-d'água, elas agora terão a segurança do abastecimento contínuo, o que é uma melhoria significativa na qualidade de vida”, disse.

O prefeito de Virmond, Neimar Granoski, agradeceu a parceria feita com a Sanepar. “Em nome da população, quero agradecer toda a família Sanepar pela forma como nos atende, pelo belíssimo trabalho e pelo recurso investido em prol das famílias carentes do Estado com esse programa. É com parcerias que se concretiza esse tipo de ação”, afirmou. O prefeito de Guaraniaçu, Osmario Portela, avalia que o programa traz um grande benefício para as famílias. “Um programa desta magnitude deveria ser copiado por outros estados”, disse.

FAMÍLIAS PIONEIRAS - Roseli de Oliveira, moradora da Vila Nosso Lar, em Virmond, não disfarça a alegria e a satisfação em ser a primeira paranaense a receber o reservatório domiciliar. “É um momento histórico, né? Tenho muito orgulho de saber que a minha casa foi a primeira e que muitas famílias ainda vão receber também”, disse.

O morador da Rua Francisco de Lara, em Guaraniaçu, Valmir de Matos, também foi um dos primeiros a ter o reservatório instalado em sua casa. “Ficou muito bom para nós, porque ficávamos sem água toda vez que faltava energia ou rompia a rede”. Soeli Aparecida Ortiz disse que vai melhorar muito a vida da família. “Tínhamos de ir buscar água em algum vizinho toda vez que faltava água”. Sem a ajuda do programa, ela, assim como outros moradores de Guaraniaçu e de Virmond, não teriam condições de instalar o reservatório.

Podem ser beneficiadas as famílias que residem nas áreas urbanas dos municípios que têm contrato com a Sanepar e que estão na área de abrangência do Programa Família Paranaense. Também é requisito serem abastecidas pela Sanepar e não disporem de reservatório domiciliar. As famílias precisam ainda constar na base do CadÚnico para programas sociais do Governo Federal e ter renda familiar de até meio salário mínimo (federal) por pessoa, ou de até dois salários mínimos (federal) para imóveis residenciais individuais com até quatro ocupantes.

Galeria

  • Primeira família a receber reservatório pelo Programa Caixa-d'Água é a da dona Roseli, de Virmond
  • Prefeito de Virmond agradece pela parceria com a Sanepar