Notícias

Mananciais da Serra: opção para passeios, trilhas e caminhadas neste fim de semana

Programe sua trilha nos Mananciais da Serra neste fim de semana

18/08/2016

O passeio é feito dentro de uma área preservada da Mata Atlântica, em Piraquara

Neste sábado e domingo (20 e 21 de agosto), a área dos Mananciais da Serra, em Piraquara, está aberta para visitação pública, a partir das 8h30. O passeio ocorre em meio a uma área preservada de Mata Atlântica, junto à Serra do Mar, e permite trilhas e caminhadas.

Entre os percursos, estão o do Santuário São Francisco (percurso de 2 km), a Trilha do Salto (1 km), a Estrada do Carvalho (2,5 km) e a Trilha da Chaminé (1,5 km). As caminhadas têm duração mínima de uma hora, entre ida e volta. Também é permitido o uso de bicicletas. É proibida a entrada de animais.

No local, é possível conhecer equipamentos e construções do início do saneamento na região e apreciar a Barragem do Cayuguava (também conhecida como Piraquara I), a primeira grande barragem para acumulação de água da Sanepar, inaugurada em 1979.

A entrada é permitida entre 8h30 e 16h, com encerramento dos passeios às 17h30. Grupos de até dez pessoas terão entrada liberada nesse dia, mas grupos maiores precisam pedir autorização prévia pelos e-mails: mananciaisdaserra@sanepar.com.br ou ucsparana@iap.pr.gov.br

Para a visita, prefira roupas e calçados confortáveis, leve água, repelente e proteção contra sol ou chuva (os passeios ocorrem mesmo com chuva). A organização pede que não se deixe lixo no local e que não sejam recolhidos animais ou plantas.

O programa de visitas públicas nos Mananciais da Serra é realizado pela Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), Prefeitura de Piraquara, Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e Parque Estadual do Marumbi.

HISTÓRIA - Nos Mananciais da Serra, ficam os primeiros reservatórios que abasteceram Curitiba, a partir de 1908. Do Reservatório Carvalho, o principal deles, uma adutora de 38 km levava água até o reservatório do Alto São Francisco, em Curitiba.

PROGRAMAÇÃO - Além deste fim de semana, para 2016, estão disponíveis as seguintes datas para visitação pública: 17 e 18 de setembro, 15 e 16 de outubro, 19 e 20 de novembro e 10 e 11 de dezembro.

Galeria

  • Mananciais da Serra: opção para passeios, trilhas e caminhadas neste fim de semana
  • Mananciais da Serra: opção para passeios, trilhas e caminhadas neste fim de semana