Notícias

Projeto ambiental envolve 170 famílias da zona rural de Chopinzinho

05/05/2011

As 170 famílias que moram no entorno da bacia do Rio Pedrosa, manancial de abastecimento do município de Chopinzinho, Sudoeste do Estado, integram o projeto Fundo Azul. O projeto é desenvolvido pela Sanepar em parceria com a Prefeitura e apoio dos Rotarys Chopinzinho e Iguaçu.

A conscientização das famílias ribeirinhas ao manancial é acompanhada por ações de recomposição da mata ciliar com mudas nativas, readequação das estradas rurais e cercamento das áreas de proteção permanente. O material para cercar as áreas de preservação será disponibilizado gratuitamente às famílias que vivem às margens do Rio Pedrosa. Até a conclusão do projeto, serão investidos mais de R$ 80 mil, com aporte da Sanepar e da Prefeitura.

O Rio Pedrosa é responsável pelo abastecimento de mais de 11 mil habitantes. “Os usos e ocupações do solo no entorno da bacia precisam de ação efetiva, tanto financeiro, quanto de sensibilização da população no trato com a água”, diz o técnico em meio ambiente da Unidade Regional da Sanepar em Pato Branco, João Carlos Martinello.

A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Chopinzinho, mapeou as propriedades às margens do Rio que receberão o material necessário para o cercamento da área de preservação permanente. A recomposição da mata ciliar, será feita com mudas de árvores nativas de viveiros próprios da Sanepar. A parceria com a Prefeitura de Chopinzinho possibilitará o trabalho de readequação dos trechos das estradas rurais.

Sustentabilidade - Para a construção das cercas, a Sanepar adquiriu palanques produzidos a partir de resíduos plásticos descartados por empresas de reciclagem de papel, que anteriormente eram destinados a aterros sanitários. Além dos palanques de cerca, esse processo de reciclagem também transforma tais resíduos em produtos de utilidades diversas.

Técnicos da Sanepar, Prefeitura e dos Rotarys Iguaçu e Chopinzinho em visitas na bacia do Rio Pedrosa

Galeria